segunda-feira, 13 de agosto de 2012

TÉCNICAS BÁSICAS PARA DOCES OU SOBREMESAS

Bom dia!

Hoje vou postar umas dicas bem interessantes para doces e sobremesas que peguei do livro “Coleção criar e vender – docinhos”. Confira as dicas para fazer a clara em neve, descobrir o ponto do brigadeiro, aprender a untar a forma e saber como pré-aquecer o forno.

TÉCNICAS BÁSICAS PARA DOCES OU SOBREMESAS


CLARA EM NEVE
Para bater clara em neve, prefira ovos frescos e em temperatura ambiente. O primeiro passo é separar as claras das gemas. Na separação, é importante que as claras estejam sem vestígios de gema. Despeje-as em uma vasilha limpa e, de preferência, com fundo arredondado. A seguir, confira o procedimento com e sem batedeira:
- Com batedeira: comece a bater em velocidade baixa por cerca de 5 minutos. Vá aumentando a velocidade, conforme as claras ganhem consistência. Pare de bater quando atingir o ponto de neve.
- Sem batedeira: com um fouet (batedor), comece a bater devagar e vá acelerando progressivamente o movimento até atingir ponto de espuma e, a seguir, ponto de neve.

PONTO DO BRIGADEIRO
Para começar, é recomendável usar uma panela grossa sem teflon (camada antiaderente). Para descobrir o ponto ideal do brigadeiro, incline a panela e confira se ele desgruda por inteiro do fundo. Quando isso acontecer, o brigadeiro está no ponto.

FORMA UNTADA
Para untar a forma, use manteiga, margarina ou óleo. Passe com pincel ou com os dedos limpos por toda a superfície, incluindo as laterais. Em seguida, polvilhe com farinha de trigo. Por último, "bata" a forma e vire-a para retirar o excesso de farinha.

FORNO PRÉ-AQUECIDO
De modo geral, é preciso ligar o forno em fogo alto por 10 a 15 minutos para a temperatura atingir 180°C. O ideal é ter um termômetro de forno para conferir a temperatura. Se tiver dúvidas, consulte o manual de instruções de seu forno ou fogão.

Espero que gostem das dicas.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário