terça-feira, 2 de agosto de 2011

POLENTA SIOUX

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita de polenta muito gostosa que achei no site http://bancoebalcao.wordpress.com/2011/02/25/receita-de-polenta/. Essa é um pouco demorada, mas vale a pena!

POLENTA SIOUX

“Uau!! Que polenta deliciosa!” Digam se não é maravilhoso ouvir essa frase quando você serve uma carninha acompanhada de uma simples e banal… Polenta. Polenta tem que ter sabor.

Polenta tem que ter sabor. Eu sei que tem muita gente que adora polentas clarinhas, molinhas, lisinhas e só com o sabor do fubá salgado cozido. Ela realmente é ótima com molho bolognesa, um bom frango ensopado ou com qualquer prato que tenha bastante molho para envolver a polenta. Mas e quando a sua polenta vai acompanhar um prato sem tanto molho? Ou, quando a sua polenta será uma estrela no jantar? Sou da opinião que nesses casos a sua polenta tem que ter sabor, e essa tem.

Polenta Sioux

Ingredientes

2 xícaras de fubá de milho
4 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de azeite de oliva
1 cebola grande
2 dentes de alho
200ml de leite
500ml de caldo de carne (eu usei 500ml de água, esquentei no microondas, e desmanchei um caldo knorr de carne nela)
¼ de xícara de queijo parmesão ralado
1 litro de água
1 colher de chá de sal
Preparo
Misture bem o fubá com o leite, o suficiente para umedecer todo o fubá, se precisar pode acrescentar mais leite. O fubá não vai absorver muito leite, portanto não precisa de muito, só o suficiente para ele umedecer bem. Cubra e deixe descansar por pelo menos 1 hora.
Nesse tempo, em uma panela grande aqueça 2 colheres de manteiga com o azeite e coloque o alho com casca e a cebola bem picotada. Refogue em fogo baixo até que fique translucida, então descarte os dentes de alho. Aumente o fogo e deixe a cebola dourar (sem queimar).

Agora adicione o caldo de carne e a água, deixe aquecer até quase a fervura, mas sem ferver e adicione o sal.
Escorra o leite que possa ter ficado acumulado na superfície do fubá e o adicione à água aos poucos, sempre mexendo. Adicione o parmesão e cozinhe mexendo vigorosamente. Experimente e corrija o sal se necessário, pimenta moída na hora não fará mal algum.
Quando o fubá adquirir o ponto que você gosta, desligue o fogo, incorpore o restante da manteiga e voilà, você tem sua Polenta Sioux.

Velho Truque Índio

Usei fubá fino pré cozido. Cozinha mais rápido e o sabor, bem, não muda muito com relação ao fubá tradicional. Você também pode fazer com o fubá de granulometria maior, essa receita também fica ótima com o fubá grosso, o chamado fubá tipo italiano, servido virado sobre um tabuleiro direto na mesa. Incorpore sua polenta um pouco antes do ponto de fervura e será muito mais fácil de mantê-la sem empelotar. 
Fonte: http://bancoebalcao.wordpress.com/2011/02/25/receita-de-polenta/#comments

Espero que gostem! A polenta ficou com um sabor diferente, muito gostosa! E fritinha depois então, de arrasar!

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário