quarta-feira, 17 de agosto de 2011

COMO COZINHAR BATATAS

Bom dia!

Hoje vou postar algumas dicas sobre cozinhar batatas que achei muito boas!!

COMO COZINHAR BATATAS

Você salga a aguá, coloca as batatas, liga o fogo, e elas demoram em torno de 20 minutos para cozinhar. Pedaços menores de batata cozinham mais rápido. Em pedaços, demora em torno de 10 minutos para cozinhar, mas espete um garfo para ver se ele entra na batata com facilidade. Se não, deixe mais um pouco.



Ao cozinhar batata, adicione na água 1 colher de sopa de óleo. Isso evitará, que ela solte uma espécie de cola que gruda em volta da panela.

-Para que você obtenha uma batata frita crocante, descasque-as e deixe-as de molho em água com algumas gotas de vinagre. Após um tempo, escorra, seque e frite.
-Evite que as batatas a germinem, colocando-as no mesmo saco que você colocou algumas maçãs.
-As batatas cozidas ficam com um gostinho, bom e diferente, é necessário que você coloque alguns cravos-da-índia na água em que vai cozinhá-las.
-Dê mais sabor ao purê de batatas acrescentando uma clara batida em neve, após tê-las espremidas.
-Para que você evite que as batatas em rodelas fiquem escuras, basta embrulha-las em um saco plástico e guarda-las no congelador.
-Deixe a massa de sua pizza mais crocante e saborosa, acrescentando uma bata cozida.
-Uma outra dica para deixar sua bata frita crocante, é passá-las na farinha de trigo.
-Guarde suas batatas com uma camada de farinha de trigo para que as mesmas não percam a cor natural.
-Para que as batatas fiquem inteiras quando cozidas, antes de fervê-las ‘unte-as’ com vinagre.
-Caso sua batatas estiverem murchas, lave-as muito bem, coloque em recipiente com água fria e ponha-as na geladeira durante algum tempo.

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100408194006AA0Ez0y

Para cozer batatas começa-se sempre (excepto com as batatas novas) com água fria e há um conjunto de razões para que assim seja. Para que o amido gelatinize, a temperatura tem que atingir os 58-66ºC. Portanto para que o interior da batata coza ela terá que atingir esta temperatura. Se se iniciar a cozedura da batata com água a ferver, a gelatinização começará imediatamente na parte exterior da batata e quando o interior está cozido, o exterior estará desfeito. Começar o processo com água fria e um aquecimento mais lento permite que a temperatura da batata vá subindo de um forma mais homogénea e que o interior da batata cozinhe sem que se causem “grandes danos” às camadas exteriores.

Por outro lado, em alguns vegetais e frutos, incluindo a batata, batata doce, cenoura, couve-flor... o amolecimento durante a cozedura pode ser reduzido por um passo de pré-cozedura a baixa temperatura. Se pré-aquecidos a 55-60º por 20 a 30 minutos estes alimentos desenvolvem uma firmeza persistente que sobrevive a uma cozedura final prolongada. Isto pode ser importante para vegetais cuja forma se pretende manter, por exemplo num prato de carne e vegetais cozinhado durante muito tempo, batatas para uma salada de batata... Pode ser importante também para cozer batatas inteiras, em que a superfície exterior ficará inevitavelmente demasiado mole e pode desintegrar-se enquanto o centro coze. Começar a cozer as batatas em água fria permite assim que a parte exterior tenha tempo de ficar mais resistente durante o lento aumento da temperatura.
Os vegetais e frutos em que isto ocorre têm uma enzima nas suas paredes celulares, que fica activada por volta de 50ºC e inactivada a 70ºC, e altera as pectinas da parede celular de forma a que elas fiquem interligadas por iões cálcio. Os iões cálcio são libertados à medida que as membranas celulares são destruídas e o conteúdo das células sai. Ao entrarem em contacto com as pectinas das paredes celulares interligam as moléculas de pectina, tornando-as mais resistentes quando da fervura.

Para as batatas manterem durante mais tempo uma cor e sabor desejável pode-se acidificar um pouco a água da cozedura.
As batatas cozidas por vezes ficam com o interior acinzentado, isto é devido à combinação de iões ferro e substâncias fenólicas que reagem com o oxigénio formando um complexo corado. Este problema pode ser minimizado nas batatas cozidas tornando o pH da água suficientemente ácido, através da adição de sumo de limão ou cremor tártaro, depois de as batatas estarem meio cozidas. Em meio ácido a vitamina C, que tem um efeito anti-oxidante, é menos alterada e a sua presença torna mais lento o processo de alteração da cor.

BATATAS FRITAS















Uma crosta crocante requer um período inicial de fritura mais suave, para que o amido da superfície tenha tempo de se dissolver dos grânulos e reforçar e colar as paredes celulares exteriores, de modo a formar uma camada mais espessa e robusta. Segue-se uma segunda fritura a uma temperatura mais elevada para dourar e tornar o exterior estaladiço.
Boas batatas podem ser feitas começando com o óleo relativamente frio (120º-163º), cozinhando as batatas 8 a 10 minutos, e depois subindo a temperatura do óleo para 175º-190º e cozendo 3 a 4 minutos. O método mais eficiente é pré-fritar a baixa temperatura, deixar à temperatura ambiente, e finalmente dar uma breve fritura a alta temperatura na altura de servir.

BATATAS SOUFFLÉ



São feitas cortando a batata em rodelas de 3 mm e fritando-as a temperatura moderada (175º) até a superfície ficar coriácea e começar a corar. Nesta altura retiram-se, arrefecem-se e fritam-se numa segunda vez a cerca de 195º. Quando a humidade interior é aquecida e vaporizada, a superfície resiste à pressão e o vapor provoca um efeito de balão, separando as duas faces e deixando o interior oco.

Sabendo um pouco mais acerca das substâncias responsáveis pelo sabor, textura e demais características dos produtos alimentares temos uma melhor consciência da forma como se comportam ao ser cozinhados, o que permite prever os resultados e adaptar as técnicas ao que se pretende.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgr-W_SXNSmxWjL0Kou9CNk3BE_4sQza-w-OP87kWvXvE_T5T6UWYvaPTU1IRSj0q5uhxoXz_1MMt0sEdpFZcE6IGNqKzMEa2XlLfCtwFnyQ25zyx5bfnkD6oQG-S6Ht-MAUum-DleUyrxj/s320/batata+souffl%C3%A9.jpg

Espero que gostem das dicas!

Abraços,
Att. Aline
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. OI Aline, adorei as dicas, muito bom o post!! Bjokas:)
    www.lacosebabados.com

    ResponderExcluir
  2. Aline amei as dicas valiosas sobre a batata,seu blog pra mim está sendo como se eu tivesse achado um riquíssimo tesouro.Valeu amada!!!

    ResponderExcluir