segunda-feira, 14 de maio de 2012

SALADAS



Bom dia!

Hoje é dia de dicas!
Peguei do livro “A Boa Mesa – Receitas selecionadas para todas as ocasiões”.

SALADAS

"Salada" quer dizer começo, meio, fim de uma refeição. Quer dizer entradas, acompanhamentos, pratos principais e até sobremesa. A maioria das saladas são rápidas de preparar e não precisam ser cozidas.
Podem ser servidas em qualquer recipiente, desde a saladeira clássica até qualquer panela de barro ou bandeja. Para quem estiver de regime, existe toda uma variedade de verduras de folhas e legumes que contêm poucas calorias.

A SALADA ENTRADA
É geralmente leve e picante, estimulando o apetite para os pratos mais substanciais que se seguirão. A mais usada é a salada simples, de escarola ou alface.

A SALADA ACOMPANHAMENTO
Pode ser uma mistura de verduras de folhas ou uma reunião mais nutritiva de verduras e legumes ou frutas.

A SALADA PRATO PRINCIPAL
Fornece ao organismo a mesma quantidade de proteínas nobres, que são encontradas nas carnes, aves, peixes, queijos e ovos, além de vitaminas e sais minerais.

A SALADA SOBREMESA
É normalmente preparada com frutas, às vezes enriquecida com frutas secas ou queijos e servida com um molho ou cobertura doce.

COMO ESCOLHER AS VERDURAS DE FOLHAS
Para preparar as saladas, escolha sempre verduras com folhas frescas e viçosas; evite as murchas ou manchadas. Para saber detalhadamente como escolher alfaces e outras verduras de folhas, consulte a partir da página 261. Escolha repolhos de peso proporcional ao tamanho e sem rachaduras. Além da alface comum, existe uma variedade enorme de outras verduras de folhas como a alface romana, escarola, alface crespa, repolho branco ou roxo, acelga japonesa, espinafre, almeirão, rúcula, couve, etc. Para que uma salada comum fique mais interessante, experimente adicionar folhas bem tenras de beterraba, de espinafre ou salsão. Ai verduras são um elemento importante no seu cardápio, reis adicionam vitaminas e sais minerais, contendo poucas calorias. Não elimine as folhas externas mais escuras, desde que não estejam murchas ou machucadas, pois são justamente estas que contêm mais nutrientes.

COMO LIMPAR E GUARDAR VERDURAS
Limpe, lave e seque bem as verduras que for usar dentro de 1 ou 2 dias, conservando-as em sacos plásticos ou recipientes com tampas.

















COMO TEMPERAR AS SALADAS
Como regra geral, um tempero leve, como o óleo e o vinagre, combina bem com uma salada de folhas tenras, como a alface comum ou repolhuda, enquanto um molho cremoso ou à base de maionese fica mais gostoso com saladas de folhas mais duras como a alface romana ou o repolho. Para quem estiver de regime, uma maneira fácil de cortar as calorias é diminuir a quantidade de óleo usada e acrescentar suco de limão à vontade e ervas aromáticas picadas ou, se preferir um molho cremoso, usar iogurte desnatado ou ricota amassada e temperos a gosto. Uma boa ideia é misturar os ingredientes do tempero com antecedência, para que os vários sabores misturem-se perfeitamente; mas tempere a salada só na hora de servir, pois enquanto uma salada de legumes fica mais gostosa quando temperada ainda morna e com antecedência, a de verdura de folhas ficará murcha e pouco atraente.
Quando for temperar uma salada, se a receita não especificar outro método, adicione somente 2/3 do tempero e misture delicadamente até que esteja bem distribuído e, se precisar, junte o restante do tempero até que os ingredientes estejam envolvidos: evite temperar demasiadamente a salada, pois ela ficará encharcada.
Se sobrar tempero, pode ser guardado na geladeira por alguns dias e, querendo, poderá ser acrescentado à maionese ou creme de leite azedo para temperar uma nova salada.

SALADAS COM GELATINAS
As saladas podem ser misturadas com gelatina e moldadas em forminhas individuais ou formas grandes, em anel ou não, e sempre darão um toque decorativo à refeição. Para evitar que uma gelatina posta em forma grande quebre na hora de desenformá-la, coloque-a diretamente sobre o prato em que será servida, molhando-o antes com água fria para poder movimentar a gelatina para o centro, se necessário, com mais facilidade; enfeite-a em toda a volta com verduras de folhas. As forminhas individuais podem ser desenformadas diretamente sobre as folhas escolhidas para enfeitar o prato. Uma vez desenformadas, essas saladas devem ser servidas imediatamente.






































Espero que gostem das dicas.

Abraços,
Att. Aline
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Amei as dicas, Aline!
    Eu sou apaixonada por saladas!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Olá, queria saber se possivel o nome do livro do qual voce retirou esse texto

    ResponderExcluir