quarta-feira, 2 de maio de 2012

UDON MEZZANI


Bom dia!

Hoje vou postar uma receita japonesa bem gostosa, barata e fácil de fazer =]

UDON MEZZANI














6 porções

INGREDIENTES:

UDON
1 pacote de 500g de macarrão tipo UDON (pode ser também o talharim caseiro)
1 maço de Naganegui (cebolinha) picada
15 fatias de Kamaboko (pasta de peixe) cortado em tiras (se desejar)
2 folhas de Nori (algas marinhas) - cortar em pedaços de 3 cm por 5cm, aproximadamente

CALDO DE PEIXE (DASHI)
1 litro de água
2 folhas de Kombu seco (um tipo de alga)
Hondashi (30g) (um caldo em pó sabor peixe)
1/2 copo de Shoyu
1/2 copo de saque mirim
1 pitada de ajinomoto

MODO DE FAZER:

1)  UDON - Coloque em uma panela grande 5 litros de água com uma colher (café) de sal. Leve ao fogo alto e deixe ferver. Junte o macarrão, misture de 2 a 3 vezes para não grudar e mantenha no fogo de 7 a 8 minutos somente até ficar cozido mas não mole. Tire do fogo, e passe no escorredor, lavando-o em água corrente e fria, mexendo com cuidado para separar os fios. Escorra passe duas vezes em água corrente, e reserve.

2) CALDO DE PEIXE (DASHI) - Limpe a falha de Kombu com um pano úmido e corte cada folha em quatro pedaços. Em uma panela média, coloque 1/2 litro de água e os pedaços de Kombu. Leve ao fogo médio e quando começar a ferver, coloque o restante da água para interromper a fervura. Adicione o Hondashi, deixe a água abrir a fervura novamente. Adicione o shoyu, o saque, o kamaboko e o ajinomoto. Misture e cozinhe em fogo médio até ferver, retire do fogo e reserve.

COMO SERVIR
Escalde 6 tigelinhas individuais com água fervente. Coloque o macarrão num escorredor e regue com água fervente por alguns segundos, somente para reaquecer. Distribua o macarrão nas tigeíinhas e por cima espalhe pedaços de cebolinha. Despeje o caldo sobre o macarrão. Decore cada tigela com alguns pedaços de alga Nori. Outras opções para decorar seriam espinafre ou agrião cozido, e omelete em tiras. Se preferir, acrescente tempurá de legumes e camarão. Sirva quente.

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário