quinta-feira, 10 de maio de 2012

MOLHO BEURRE BLANC


Bom dia!

Hoje vou postar uma receita diferente que aprendi no meu curso de Gastronomia na FURB. Esse é um molho clássico delicado que obtém o seu sabor das chalotas (um tipo de cebola), e é ideal para acompanhar peixe, como a posta de salmão escalfada.

MOLHO BEURRE BLANC


Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo de cozedura: 25 minutos
Para aproximadamente 250ml

INGREDIENTES:

2 chalotas francesas grandes finamente picadas (pode substituir por cebola)
100ml de vinagre de vinho branco
100ml de vinho branco seco
200g de manteiga sem sal refrigerada e cortada em pequenos cubos

MODO DE FAZER

Cozinhe as chalotas no vinho branco e no vinagre, numa panela de base larga, até que o liquido tenha evaporado, restando apenas 2 colheres de sopa.
Reduza a intensidade do fogo para muito fraco e incorpore os cubos de manteiga, um a um, batendo continuamente para obter um molho claro e cremoso. Tempere com sal e pimenta e sirva imediatamente como acompanhamento de pratos de peixe ou de galinha. Poderá desejar passar o molho por um passador para obter uma consistência mais suave. Pode mantê-lo durante algum tempo numa tigela, coberto com película de plástico, sobre o banho-maria.
Sugestão do chef: tente juntar alguns filamentos de açafrão ao vinho, enquanto ferve. Experimente também adicionar raspa da casca de laranja, lima ou limão ou ainda ervas aromáticas picadas.

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário