segunda-feira, 12 de março de 2012

DICAS PARA COMEÇAR A COZINHAR

Bom dia!

Hoje vou postar uma dica bem interessante que peguei do site "http://socorronacozinha.com.br/fundamentos-basicos-cozinha “ e fiz algumas adaptações.

DICAS PARA COMEÇAR A COZINHAR




1- Leia toda a receita antes de iniciar o preparo. Preste atenção nos ingredientes, veja se você tem tudo em casa, se não está confundindo nada (trocando farinha de rosca por farinha de trigo, por exemplo) e se realmente entendeu as quantidades descritas.
2- Lave as mãos (direito, igual você aprendeu a lavar na época da Gripe A), prenda seus cabelos se forem grandes e vista seu aventalzinho.
3- Separe todos os ingredientes e os utensílios que vai precisar antes de começar. Assim, você consegue se organizar melhor e não deixa a comida queimando no fogo enquanto prepara o outro ingrediente, por exemplo.

Precauções na Cozinha

Cozinhar é muito gostoso, mas o fogo e os objetos afiados, que estão sempre por perto, exigem atenção redobrada!

- Use luvas de cozinha para pegar travessas e formas quentes. Se ainda não tiver umas luvas dessas, que são térmicas e próprias para pegar coisas quentes, use um pano de prato ou toalha de mão bem dobrada (nunca molhada) para cada mão. Isso exige um pouco mais de habilidade, então recomendo que compre luvas.
- Não coloque recipientes quentes diretamente sobre a pia, bancada ou mesa. Forre o local com descansos de panela à prova de calor.
- Evite jogar água fervendo na pia se tiver louças ali dentro. Muitas delas não resistem ao forte calor e, principalmente, ao choque térmico causado com a água fria da torneira, que você poderá abrir em seguida. Já vi copos de vidro estourando sozinhos como se fosse mágica.
- Quando estiver mexendo ingredientes na panela, segure firme no cabo ou na alça para mantê-la estável.
- Quando a panela estiver sobre o fogo, vire o cabo ou as alças para o lado, para que você não esbarre neles. Mantenha-os também afastados da chama (essas medidas também evitam acidentes com o seu priminho pequeno que fica correndo pela cozinha).
- Nunca use sua mão como apoio para cortar alimentos e preste sempre atenção se não tem nenhum dedo na direção da faca.

Higiene na Cozinha

Ela só perde para a segurança e é super importante. Se você acha um porre ter que ficar lavando coisas, pense bem: se fosse outra pessoa cozinhando para você, com certeza você gostaria que ela seguisse essas regras!

- Lave sempre as mãos antes de começar o preparo e depois de mexer com carne crua (carne aqui inclui frango, peixe etc.).
- Se tiver unhas grandes, esfregue uma escovinha antes de começar o preparo (leve isso para seu dia-a-dia, ok? Aproveite para não levá-las à boca também!). Você não faz idéia do que tem por baixo delas.
- Lave todas as verduras e frutas que for usar.
- Mantenha a área sempre limpa usando um pano (limpo!) ou papel-toalha.
- Use tábuas diferentes para cortar carnes e vegetais.
- Armazene ingredientes cozidos e crus separadamente.
- Verifique sempre a data de validade dos produtos. Jogue fora o que já estiver vencido.

Esses cuidados são bem fáceis de tomar. Não precisa ficar tenso achando que cozinhar é um bicho de 7 cabeças. Você precisa só se concentrar no que está fazendo!

Espero que gostem das dicas.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário