segunda-feira, 19 de março de 2012

COMO USAR UM REFRATÁRIO

Bom dia!

Hoje vou postar uma dica bem interessante que peguei do site "http://socorronacozinha.com.br/refratario-marinex-pyrex“.

COMO USAR UM REFRATÁRIO














Refratário é um nome que aparece toda hora neste blog e em qualquer livro ou outro site de culinária.
Além dessa definição ótima que acabei de dar, o refratário é um material resistente a altas e baixas temperaturas e por isso pode ser usado tanto no forno (incluindo o microondas) quanto no freezer.
Já vi refratários de vidro e de porcelana, você conhece algum outro tipo?
Os recipientes feitos deste material refratário acabaram ganhando o mesmo nome. Quando você ler em uma receita: “Forre o refratário com uma camada de…”, o autor está se referindo a esse tipo de recipiente.
Você deve conhecer os nomes “Pyrex” e “Marinex”, que são marcas famosas com grandes linhas de refratários. Muitas pessoas chamam assim mesmo, pelo nome da marca.

Cuidados no uso do Refratário

Se seu refratário possui uma tampa, retire-a para levá-lo ao forno porque ela não tem a mesma resistência a altas temperaturas. Bom, a menos que o fabricante diga o contrário.
Nunca tire o refratário do freezer e leve para o forno pré-aquecido. Ele pode ir direto para o forno mas não pode sofrer esse choque térmico (quando o forno já está quente), portando precisa aquecer junto com o forno.
No caso do microondas, não tem problema também levar o refratário do freezer direto para aquecer.
Apesar dessa resistência toda, não coloque um refratário sobre a chama do fogão porque ele vai quebrar!!
Quando tirar seu refratário de uma temperatura alta, o princípio é o mesmo: ele não pode sofrer um choque térmico. Para isso, evite colocá-lo sobre superfícies frias ou molhadas. Use um descanso térmico ou até um pano seco para apoiá-lo.

Gosto muito desse tipo de recipiente pela versatilidade. É ótimo isso de poder tirar a comida do forno e poder servir sem ter que passar para uma travessa, não é? Eles são bem apresentáveis e não ficam feios na mesa.

Espero que gostem da dica.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário