segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CARNE VERMELHA SANGRANDO, DESMISTIFICANDO!

Bom dia!!

Hoje vou postar uma dica muito legal que peguei do site: http://socorronacozinha.com.br/carne-vermelha-sangrando-desmistificando.

CARNE VERMELHA SANGRANDO, DESMISTIFICANDO!



Eu sou louca por carne malpassada e sempre ouço piadinhas do tipo: “essa carne tá mugindo!”, “seu bife tá vivo!”. Todo mundo pensa que é um derramamento de sangue no prato. Engano!
Você já refletiu que o sangue corre pelas veias e artérias e não pelo meio das fibras das carnes dos animais? Já imaginou como é apavorante um matadouro (nem quero entrar em detalhes sobre como ouvi dizer que é), cheio de sangue escoando pelo chão? O animal é todo cortado pra lá e pra cá, o sangue vai todo embora e sobra só carne pendurada em ganchos. O coração e o pulmão do pobrezinho continuam com algum sanguinho dentro, mas eles a gente não está interessado em comer.
Vamos falar então de sangue?
O sangue é vermelho por causa da hemoglobina, lembra da aula de Biologia? A hemoglobina é uma proteína que contém ferro e que leva do pulmão o oxigênio necessário aos movimentos para os tecidos musculares. Neles, há uma outra proteína que contém ferro e transporta oxigênio, a mioglobina. É ela que guarda o oxigênio ali para ser usado quando você resolver movimentar seus músculos e também é o que dá a cor vermelha à carne.
Se não fosse o trabalho da mioglobina, você não conseguiria fazer uma atividade forte e prolongada porque seus músculos estariam sempre à espera de uma nova leva de sangue.
Repare que animais mais agitados possuem uma carne mais avermelhada do que outros mais pacatos. O porco é um ótimo exemplo de como a quantidade de mioglobina varia conforme a necessidade de atividade muscular contínua de cada espécie. Já reparou que a carne suína é rosa? Ele precisa armazenar menos oxigênio para atividades fortes, pois fica ali paradão caminhando lentamente a maior parte do tempo.
Entre os peixes é a mesma coisa e eles contêm menos mioglobina ainda, por isso a carne é branca. O atum é que é um super nadador viajante e precisa dela, então tem a carne vermelha.
Com as aves é tudo igual! Ou melhor, tudo diferente: pode reparar que a cor da carne varia no mesmo frango. O peito é branquinho, enquanto o pescoço, as pernas e as coxas são escuros. Pare e visualize a galinha ciscando. Entendeu agora??
Pois bem. A mioglobina fica marrom ao ser cozida (a hemoglobina também). Assim um bife bem-passado tem cor marrom-acinzentada, enquanto o meu bifão suculento e malpassado cotinuará vermelho e, como você já entendeu a esta altura, ELE NÃO ESTÁ SANGRANDO!!


Espero que gostem da dica!

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário