terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PÃO DE QUEIJO SUPER GOSTOSO

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita perfeita de pão de queijo que peguei do site " http://socorronacozinha.com.br/receita-pao-queijo-ana-konichi" e fiz adaptações.

PÃO DE QUEIJO SUPER GOSTOSO 



Em média 50 pães de queijo pequenos, ou 24 grandes
Tempo de preparo: 15 minutos de preparação, 20 de descanso, e 30 de forno

INGREDIENTES:

4 copos (de requeijão) de polvilho azedo
2 ovos
2 copos (de requeijão) de queijo mussarela ralado
1 copo (de requeijão) quase cheio de óleo (faltando 2 dedos para completar se seu dedo for magrinho ou 1 se for gordinho)
1/2 colher (sobremesa) de sal (essa medida é para começar. Experimente a massa no final do preparo para ver se está boa, porque a quantidade de sal pode variar de acordo com o queijo que você usar)
1 copo (de requeijão) de água
1 copo (de requeijão) de leite

MODO DE FAZER:

1. Misture o leite com o óleo e  coloque para ferver.
2. Enquanto isso, junte o polvilho azedo e o sal em uma vasilha grande. Misture com cuidado, para não sujar a cozinha inteira.
3. Quando o leite e o óleo estiverem fervidos, adicione ao polvilho e o sal, que estão na vasilha, e misture tudo (com uma espátula porque vai estar muito quente)! Vai ficar com uma consistência estranha, bem melequenta.
4. Coloque agora a água para ferver, você vai usá-la daqui a pouco.
5. Acrescente na mistura melequenta o queijo ralado e os ovos. Comece já a misturar com a mão (lavada!) desta vez, não vai estar mais muito quente.
6. Depois de ter a massa bem misturada e uniforme, vá acrescentando aos poucos toda a água, para hidratar a massa. Misture de novo com uma espátula, porque a água vai estar quente!
7. Quando a massa estiver bem uniforme (ela vai continuar um pouco melequenta), deixe descansar por 20 minutos.
8. Unte a forma com óleo (“untar” é bezuntar com óleo ou manteiga para não grudar).
9. Depois do descanso de 20 minutos, faça bolinhas com a massa (que não sairão completamente perfeitas mas serão bolinhas ainda assim) e vá colocando na forma bem separadas umas das outras, para não ficarem grudadas quando crescerem.
10. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por aproximadamente 30 minutos. Fique de olho porque o pão de queijo fica mais gostoso sem ficar dourado demais. Também não é para ser pálido, tem que ter cara de assado, entendeu?

Ah! Olha só, uma forma será pouco para os quase 50 pães de queijo que esta receita rende! Se quiser, congele a massa (pode congelar ela inteira para fazer bolinhas depois de descongelada).
Claro, sempre é possível reduzir os ingredientes e fazer a receita fracionada (metade, por exemplo).

O recheio desse pão de queijo fica um espetáculo (veja na foto) e é bem fácil fazer, você não achou?

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário