terça-feira, 9 de outubro de 2012

RECEITA BÁSICA DE PÃO E MASSA DE PIZZA


Bom dia!

Hoje vou postar uma receita muito gostosa que aprendi no meu curso de Gastronomia na FURB e fiz adaptações.

RECEITA BÁSICA DE PÃO E MASSA DE PIZZA


INGREDIENTES

30 g de fermento fresco ou 10 g de fermento seco
30g de açúcar
600ml de água morna
1 Kg de farinha de trigo
30g de sal

MODO DE FAZER

1a etapa: Dissolva o fermento e o açúcar em metade da água morna.
2a etapa: Em uma tigela grande, faça um monte com a farinha de trigo e o sal. Faça um buraco no centro e despeje toda a mistura de fermento dissolvido. Com os dedos faça movimentos
circulares partindo do centro para a parte exterior, trazendo lentamente cada vez mais farinha até que a mistura de fermento fique incorporada. Despeje então, a outra metade de água morna no centro aos poucos e incorpore toda a farinha para fazer uma massa umedecida.
3a etapa: Sovar bem. abrindo e dobrando a massa várias vezes até que fique bem lisinha. Se a massa grudar entre as mãos esfregue com farinha de trigo para soltar.
4a etapa: Faça uma bola e polvilhe farinha por cima, deixando com um formato circular. Faça uma cruz por cima com a faca e deixe que ela cresça até dobrar de volume. Deixe descansar em um lugar úmido e morno. Leva pelo menos 40 minutos (colocar uma toalha por cima).
5a etapa: Depois que a massa tiver dobrado de volume precisa ser amassada novamente por mais 1 minuto a fim de tirar todo o ar de dentro dela. Em seguida modelar como quiser. Se for para pães moldar em forminha ou forma de cilindros. Se for para pizza abrir em formato circular da espessura desejada.

Espero que gostem da receita.

Abraços,
Att. Aline
Comentários
1 Comentários

1 comentários: