segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PEIXES E FRUTOS DO MAR


Bom dia!

Hoje vou postar uma dica muito interessante que aprendi no meu curso de Gastronomia na FURB.

PEIXES E FRUTOS DO MAR


COMO COMPRAR FRUTOS DO MAR

Lagosta e caranguejo - Se comprá-los vivos, escolha um espécime ativo e pesado em relação ao seu tamanho. Se comprar já mortos, verifique se a casca está inteira e se as garras intactas.

Mexilhão, mariscos e amêjoas - Não compre os que têm muito lodo nas costas ou que estão rachados ou danificados. Rejeite os que continuam abertos ao se bater na casca.

Vieiras - Em geral são vendidas abertas e limpas em vez de fechadas em suas conchas. Verifique se têm um cheiro adocicado; se assim for, estão frescas. A carne de vieiras frescas é levemente cinza e translúcida, não totalmente branca.

Ostras - as cascas devem estar perfeitas e totalmente fechadas. Quando bater na casca, deve emitir um som de algo sólido. Hoje, são geralmente vendidas o ano inteiro graças às modernas técnicas de cultivo de ostras e aos melhores meios de transportes.

Camarões - Encontram-se à venda de diversas maneiras, cozidos com ou sem casca, ou crus com casca. Camarões cozidos devem ser firmes e ter cor rosa brilhante, não devem ser aquosos. Camarões crus devem também ser firmes, com casca acinzentada e brilhante. Evite comprar camarões com manchas pretas - indício evidente de que não estão frescos.

COMO USAR PEIXES E FRUTOS DO MAR

Peixes e frutos do mar são alimentos delicados - têm carne frágil, devendo ser manuseados com cuidado. Escolha produtos o mais fresco possível, e limpe-os muito bem antes de usá-los. O peixe deve ser cozido apenas o suficiente para firmar a proteína e tornar a carne opaca; se cozinhar demais, ficará duro e ressecado. Quando substituir um peixe por outro, certifique-se de que tem estrutura, textura e sabor semelhantes.

PEIXES ROLIÇOS

É uma família de peixe que oferece ampla gama de tamanhos e formatos. Sua carne é tipicamente firmo e de gosto forte, o que significa que combinam bem com ingredientes fortes.

PEIXES ACHATADOS

Para realçar o sabor leve dessa variedade de peixe com textura fina, dê preferência a um processo rápido de cozinhar, utilizando o mínimo de ingredientes. É particularmente indicado o refogar, pois esse modo de cozinhar ajuda a concentrar o sabor natural e delicado desses peixes.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário