Bom dia!
Hoje vou postar mais dicas, dessa vez sobre cozinhar no microondas, o que é muito prático!
Com o forno de microondas é possível descongelar muito rapidamente os alimentos, mantendo intactos seus nutrientes. O tempo de descongelamento depende da qualidade e do peso do alimento.
Evite utilizar recipientes de plástico no microondas para preparar alimentos com alto teor de gordura ou de açúcar, pois podem derreter ou quebrar. Para outros tipos de alimentos, utilize os recipientes plásticos que trazem na embalagem a indicação de que podem ser usados no microondas.
Ferva líquidos com cuidado, a água ou leite em microondas podem derramar facilmente se não houver atenção. Para ferver uma xícara de líquido, coloque-o em um recipiente no mínimo duas vezes maior.
Leve na potência alta por 2 a 3 minutos e mexa com uma colher durante o aquecimento uma ou duas vezes.
Muitos alimentos, principalmente quando cobertos, continuam a cozinhar por algum tempo depois de retirados de forno de microondas.
Quando colocar alimentos em um prato, arranje-os nas bordas do prato deixando um espaço entre os pedaços. Não coloque um em cima do outro. Assim como na cozinha convencional, a umidade dos alimentos tende a evaporar-se durante o cozimento por microondas. Para evitar isso, podem ser utilizados diferentes tipos de tampas como: de vidro, pratos, papel impermeável, plásticos especiais, papel toalha e outros.
Alimentos com membranas ou peles devem ser furados quando forem cozidos inteiros no Forno Microondas, possibilitando assim a saída do vapor e evitando o rompimento da membrana, o que poderia estourar os alimentos. Perfure a gema e a clara do ovo com um palito, fure com garfo a casca de batatas e outros vegetais inteiros; descasque uma tira de maçã, inteira; fure com garfo, salsichas, linguiças, etc.
Como o forno de microondas não produz calor, não o emite para o ambiente externo, portanto não aquece a cozinha (o que é muito desagradável, principalmente no verão).
Cozinhar em microondas apresenta vantagens dietéticas que devem ser levadas em conta especialmente por quem tem problemas de saúde ou para manter a linha. Alimentos que normalmente são fritos podem passar a ser cozidos no forno de microondas, com ótimos resultados, sem usar gordura, o que permite uma considerável redução de calorias.
Não coloque no forno de microondas garrafas ou vidros fechados, porque a pressão do vapor que se forma no interior deles pode fazê-los estourar.
Frituras não podem ser feitas no forno microondas porque a temperatura do óleo não pode ser controlada como em um fogão convencional. A temperatura do óleo sobe muito e o sensor de temperatura desativa o microondas para evitar sobrecarga e queima do aparelho. Uma pequena quantidade de óleo até pode ser usada para refogar os temperos, com muito cuidado.
Não use o interior do forno para armazenar. Não deixe papéis, utensílios de cozinha ou comida dentro do forno quando este não estiver ligado.
Nunca ligue o forno com a finalidade de secar objetos. O forno foi desenvolvido com a exclusividade de cozinhar alimentos.
Nunca ligue o seu microondas vazio. Quando isso acontece, as ondas não tem para onde ir. Dessa forma, elas tendem a escapar ou a voltar para o guia de ondas, atingindo assim o magnetron (válvula do microondas) e podem danifica-lo.
Nunca utilize utensílios metálicos ou com decoração metálica no microondas. O metal reflete as microondas impedindo sua passagem. Assim, um alimento envolvido por metal não vai cozinhar e o mais grave é que os utensílios com decoração metálica podem provocar faiscamento e até fogo, podendo ser causa de danos no microondas.
Espero que essas dicam sejam úteis!
Abraços,
Att. Aline