segunda-feira, 30 de julho de 2012

COMO CORTAR CEBOLAS SEM CHORAR


Bom dia!

Hoje vou postar uma dica bem interessante que peguei do site http://socorronacozinha.com.br/cebola-chorar e fiz adaptações.

COMO CORTAR CEBOLAS SEM CHORAR


O blábláblá que se ouve por aí a respeito deste assunto que te faz lacrimejar é pura balela. Morder um fósforo enquanto descasca, deixar a torneira aberta enquanto corta, colocar um pedaço de pão na boca, nada disso deve ser levado a sério.
O que verdadeiramente importa é que você entenda por que cortar cebola é tão triste.
Já aconteceu com você de picar a cebola quase inteira sem chorar, sentir um orgulho danado do grande avanço culinário e aí, quase no finalzinho: lágrimas??
Então… É porque você “molengou” demais e deixou dar tempo delas chegarem aos seus olhos!
O que te faz chorar é um gás muito comovente (falando sério, é um composto que contém enxofre. Para os mais curiosos: sulfóxido de tiopropanal), resultante da reação entre uma enzima e um grupo de outros compostos, que já existem dentro das células da cebola, isoladamente. Porém, quando ela é cortada, eles entram em contato um com o outro e reagem, resultando no tal gás que te faz chorar.
Eu já sabia que cortar a cebola com a velocidade e habilidade de um chef é uma forma competente de não chorar, ou melhor, de não dar tempo de chorar. Mas só que “tá, tá, tá, tá, tá, tá” ainda não é comigo. Eu ainda tenho um medinho de lascar a faca no dedo e acabar me arrependendo depois, porque afinal de contas chorar é bem tranquilo perto disso.
Facas afiadíssimas são perfeitas para cortar cebolas, mesmo se não for com aquela agilidade toda. Elas quebram menos células da cebola no corte e, consequentemente, menos gás que faz chorar será produzido! Esta faca cega que você tem aí na sua gaveta é uma arma destruidora de células e causadora de lágrimas.
A boa notícia é que existe sim uma forma bem mais fácil de evitar que as lágrimas saiam, uma forma verdadeira!
Basta colocar a cebola por umas 2 horas na geladeira antes de cortar. Isso vai desacelerar a reação química que produz aquele gás das lamentações e também vai diminuir a tendência que ele tem, digamos assim, de sair voando pelos ares.

Espero que gostem da dica.

Abraços,
Att. Aline
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. O esquema da geladeira é fato comprovado na minha cozinha nerd. rsrs

    O que ajuda também é se você tiver uma janela perto, mesmo que seja apenas um ventinho light, já alívia muito.

    ResponderExcluir