segunda-feira, 9 de julho de 2012

COMO ORGANIZAR SUA GELADEIRA


Bom dia!

Hoje vou postar uma dica muito interessante sobre como organizar geladeira que peguei do site http://www.sogula.com/2011/11/organize-sua-geladeira.html. Vale a pena conferir esse blog!

COMO ORGANIZAR SUA GELADEIRA


Quem nunca teve problemas com a organização dos alimentos na geladeira? Por mais que a gente ache que está fazendo certo, sempre nos surpreendemos quando vamos pesquisar sobre o assunto. Para garantir que os alimentos conservados na geladeira estejam sempre próprios para o consumo, devemos observar tanto o prazo de validade, como a forma que estão dispostos nas prateleiras e gavetas.
Se você costuma deixar os alimentos na geladeira de qualquer jeito, achando que vão ficar conservados para sempre, não se engane. Nem sempre os sinais de que o alimento está estragando são visíveis e isso poderá ser prejudicial para sua saúde, uma vez que pode causar intoxicação.
A disposição dos alimentos dentro da geladeira é importante, pois alguns produtos precisam ficar em temperaturas mais frias do que outros. Por isso, devemos saber a forma ideal para guardar cada alimento na geladeira.

Organize
-  Na prateleira superior deixe os alimentos que precisam de mais refrigeração.
- As prateleiras intermediárias restantes podem ser reservadas para guloseimas ou ainda as sobras de alimentos.
-  Nas prateleiras inferiores podem ficar produtos ou alimentos que necessitam de menos conservação.
- Já nas gavetas ficam as frutas e verduras. Lembrando que elas devem ser lavadas e armazenadas em saquinhos transparente pare então serem guardadas.
-  Coloque os produtos que mais usa de forma visível, para facilitar na hora de procurá-los.
-  Utilize sempre potinhos ou recipientes com tampa. Eles podem ser retangulares ou quadrados assim poderão ser colocados uns em cima dos outros ocupando menos espaço.

Cuide bem da sua Geladeira
- Muita atenção à borracha da geladeira e a porta aberta. O refrigerador é responsável por cerca de 30% do consumo da casa.
- Descongele periodicamente o congelador, muito gelo faz com que o motor da geladeira trabalhe 30% a mais que o normal.
- Para garantir a integridade dos alimentos verifique se a temperatura do refrigerador está correta. Ela deve estar marcando de 4,5 ºC ou menos e para congelamento, -18 ºC ou menos.

Evite
- Deixar latas abertas na geladeira. O correto é guardar os alimentos em recipientes bem fechados, ou colocar as sobras em pratinhos. Neste caso, não esqueça de cobrir o recipiente com papel filme.
- Guardar catchup, mostarda, maionese e molho inglês na porta da geladeira. A refrigeração na porta, principalmente em modelos mais antigos é menor. Isso pode diminuir a validade dos alimentos.

Cuidados gerais
- Coloque alimentos que estragam facilmente perto do congelador e os que estragam menos facilmente distantes do congelador.
- Posicione os alimentos de modo que o ar frio possa circular em volta dele para completo esfriamento.
- Evite colocar alimentos ácidos (como limão) principalmente depois de partidos, em contato direto com as paredes internas, pois podem vir a manchar.

Carnes
- As carnes cruas frescas estragam-se facilmente devem ser colocadas na gaveta de carnes separadas e em quantidades que serão consumidas no mesmo dia ou no dia seguinte.
- Para conservação mais prolongada devem ser mantidas no freezer.
- Carnes cozidas devem ser mantidas no congelador e envoltas em papel alumínio.

Frutas e Verduras
- Lave-as com uma solução de água sanitária com água filtrada, escorra a água e guarde-as na geladeira.
- Remova caules e folhas que não serão usadas.
- Guarde as verduras na gaveta própria ou em sacos plásticos também dentro da gaveta.

Enlatados
- Não devem ser colocados na geladeira na lata original pois o seu revestimento interno pode se oxidar em contato com o ar, ocasionando a perda do alimento. Despeje num tupperware ou recipiente de vidro com tampa.

Ovos
- Apesar de a maioria dos modelos de geladeira terem o lugar para colocar os ovos na porta, isso não é aconselhável. Eles devem ser colocados dentro da geladeira, onde não sofre variação de temperatura e trepidações.

Queijos
- Devem ser bem guardados em papel encerado, papel alumínio, plástico ou até mesmo em vasilhas com tampa.

Conservas
- Conservas, geléias, vidros de azeitona, alimentos para crianças podem ser colocados nas prateleiras da porta.

Bolos
- Bolos, doces e tortas devem ser colocadas nas prateleiras intermediárias.

Sopas, caldos e feijão
- Devem ser colocados nas prateleiras intermediárias, porém sempre em vasilhames com tampa.

Pães
- Pão pode sim ser conservado no refrigerador.

Dicas:
Utilize cestas aramadas para organizar congelados dentro do freezer. Sacos por exemplo ocupam menos espaço se armazenados em pé.
Procure sempre limpar a geladeira antes de ir ao mercado, fica mais fácil organizá-la na volta.
Nunca guarde produtos em sacolas plásticas dentro da geladeira, a sacola dificulta a passagem do ar para refrigerar a mesma. Pode até mesmo ocasionar problemas na sua geladeira.

Espero que gostem da dica.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário