quarta-feira, 18 de julho de 2012

PETIT GÂTEAU AU CHOCOLAT


Bom dia!

Hoje vou postar uma receita bem simples e gostosa que aprendi no meu curso de gastronomia da FURB. O petit gâteau (leia peti gatô) é uma criação francesa, que se popularizou nos restaurante de Nova York nos anos 90, chegou ao Brasil em 1996.

PETIT GÂTEAU AU CHOCOLAT


10 porções
Preparo: 20 minutos

INGREDIENTES

250 g de chocolate meio amargo, picado
250 g de manteiga sem sal
05 ovos
05 gemas
130 g de açúcar (3/4 de xícara)
90 g de farinha de trigo

OBS: Se quiser, dá para fazer de chocolate branco, mas aí a quantidade do açúcar deve ser diminuída para 100g.

MODO DE FAZER

1. Aqueça o forno em temperatura média. Em banho-maria derreta o chocolate com a manteiga, (pode-se usar o microondas).
2. Em uma tigela misture os ovos com as gemas e o açúcar, não bater, só misturar. Junte o chocolate derretido com a manteiga e aos poucos vá colocando a farinha e mexendo delicadamente.
3. Distribua em forminhas (quindins) untadas com manteiga e pulverizadas com farinha, leve para assar, até que a parte superior do bolinho esteja com uma leve crosta, porém com o meio flexível.  Assar aproximadamente 10 minutos a 180ºC. (teste uma forminha antes, para saber a temperatura correta de seu forno; o petit gâteau deve estar consistente por fora e mole por dentro. Um macete é observar as formas no forno. Na medida em que assam as bordas vão ficando com cor mais clara e o centro mais escuro - mais cru. Quanto maior o diâmetro do centro, mais calda ao corte haverá.)
4. Retire do forno e desenforme, sirva com chantilly ou sorvete de creme.

DICA: A massa pode ser conservada na geladeira por uma semana ou até congelada. Congele a massa crua já enformada bem tampada, no máximo por 60 dias, e, quando quiser assar, retire do freezer e deixe descongelar por 3 horas na geladeira. Pesquisando na internet,vi que congelado recomendam assar por 20 a 25min, mas isso eu ainda não testei.

OBS: Quando testei essa receita pela primeira vez ainda não tinha comprado as forminhas de petit gateau, então usei as que eu tinha para cupcake. Mas aqui tem uma imagem deles na formina certa antes de assar:



Espero que gostem da receita.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário