Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

BOLINHOS DE ARROZ TEMPERADOS COM SOPA VONO

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita SUPER gostosa de bolinho de arroz que peguei do facebook da sopa Vono! http://www.facebook.com/SopasVono.

Quer participar do concurso para concorrer à um kit vono? Acesse aqui!

BOLINHOS DE ARROZ TEMPERADOS COM SOPA VONO



14 bolinhos
Tempo de preparo: 15 minutos

INGREDIENTES:

1 xícara (chá) de arroz cozido
1 ovo batido
4 colheres {sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de leite
Meia colher (chá) de fermento químico em pó
1 envelope de Sopa VONO sabor Espinafre com Queijo
1 pitada de sal

MODO DE FAZER:

1. Em uma tigela misture todos os ingredientes.
2. Com o auxílio de duas colheres (sopa) molde os bolinhos e vá fritando-os, em imersão, em óleo não muito quente, por 3 minutos ou até dourarem.
3. Escorra em papel-toalha e sirva em seguida

DICA: Se quiser adicione queijo ralado na mistura antes de fritar.

Muito simples não? E fica muito gostoso!
Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SORTEIO - CONCURSO KIT VONO

Bom dia!

Hoje estamos divulgando o primeiro concurso do blog, cujo tema é:

RECEITAS RÁPIDAS E FÁCEIS COM SOPAS VONO










Primeiramente quero agradecer a gentileza da Vono - Ajinomoto, pelo presente (Kit Vono) enviado especialmente para o Blog e pela oportunidade de realizar esse concurso.

As Sopas Vono apresentam muita versatilidade em seu uso, podendo ser além de deliciosas sopas, ingredientes principais para pratos rápidos do dia a dia! E esse é o objetivo do concurso, conforme será explicado abaixo. =]

O Kit Vono a ser enviado como prêmio do concurso será composto por:
- 1 Caneca do tamanho certo para tomar uma sopa vono
- 9 Sopas com sabores variados
- 1 sacola de supermercado (Ecobag)
Bom demais né!



Quer participar?? Leia as regras do sorteio:

- Criar uma receita fácil de fazer, com no máximo 30min de preparação, e que tenha no mínimo uma Sopa Vono nos ingredientes. Cada participante pode enviar quantas receitas desejar. O facebook da Vono tem várias receitas de onde é possível tirar idéias (não vale copiar!) e essa semana estarei postando aqui no blog algumas receitas Vono que já testei e aprovei;

- Enviar a receita para o e-mail refeicoesrapidasepraticas@gmail.com, informando seu nome e endereço completo. A receita mais inovadora e criativa será a vencedora;

- As inscrições começam AGORA e se encerram dia 22/02/12 às 23h59. A receita vencedora será anunciada e publicada até no máximo dia 27/02/12 (segunda-feira) após eu analisar todas as receitas enviadas;

- O vencedor deve ter endereço de entrega no Brasil;

- Não é obrigatório, mas sinta-se BEM À VONTADE para seguir este blog (por email ou clicando ali do lado), pois ele é feito com muito carinho =]

- Você pode me seguir também no twitter e curtir minha página no facebook;

- O envio do prêmio será feito pela própria Vono.

Tá esperando o quê?? Participe!!

Boa sorte ;)















Abraços,
Att. Aline

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

GELATINA DE UVA À MODA ANTIGA

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita de gelatina de uva à moda antiga....Eu estava atrás de uma receita de gelatina de uva há muito tempo....desde que eu era pequenininha a madrinha da minha mãe fazia quando estávamos de férias na praia e eu adorava! Mas ela cozinhava uvas mesmo para fazer a base da gelatina...não cheguei a esse ponto. Quando fiz 11 anos paramos de ir para a praia pois ela teve Alzheimer e ficou doente... então estou em busca da receita que ela fazia, e até agora essa foi a mais próxima! Ficou muito gostosa, eu recomendo =]

GELATINA DE UVA À MODA ANTIGA















Tempo de preparo: 30 minutos + tempo de endurecer na geladeira antes de servir

INGREDIENTES:

½ litro de suco de uva
10 folhas de gelatina sem sabor (nos pacotes que comprei, vem 5 folhas em cada)
6 claras em neve
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

MODO DE FAZER:

1. Prepare a gelatina sem sabor conforme indicado na embalagem. Leve o suco de uva e a gelatina para ferver, mexendo sempre.
2. Faça a clara em neve. Meu marido colocou uma pitada de sal para ficar mais fácil de fazer. Bata as claras até formarem um creme que, ao virar o pote, não caia.
3. Bata o leite condensado, as claras em neve, junto o creme de leite sem soro e a gelatina dissolvida no suco de uva. Leve à geladeira até endurecer

Dica: se desejar colocar numa forma com furo no meio, para depois desenformar e servir em uma festa, deixe a gelatina um pouco na geladeira para endurecer. Unte a forma com furo no meio, e coloque a gelatina nela. Coloque na geladeira e, quando endurecer, desenforme. Enfeite com um cacho de uva e nata batida.














Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

HAMBURGUER SIMPLES ASSIM

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita de hambúrgueres feitos em casa que peguei do site "http://digamaria.com.br/archives/6917” e fiz adaptações.

HAMBURGUER SIMPLES ASSIM








10 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

INGREDIENTES:

Um quilo de carne moída
Uma lingüiça calabresa moída ou ralada
1 cebola picada
Molho Inglês, mostarda, sal e pimenta a gosto

MODO DE FAZER:

1. Misture bem todos os ingredientes. Tudo misturado, forme bolas do mesmo tamanho  e achate com a mão dando o formato do bife. Faça um pouco maior pois quando frita eles diminuem um pouco de tamanho.
2. Abra uma tira de filme plástico e disponha sobre ela os bifes, deixando um espaçamento de uns 10 cm entre eles. Dobre o plástico sobre os bifes, corte no meio dos espaçamentos e termine de embrulhar.
3. Leve ao congelador e quando for comer você pode retirá-los congelados direto pra churrasqueira ou frigideira.

Dica: se for comer os bifes logo após moldá-los, é importante deixá-los refrigerando por alguns minutos antes de prepará-los. Isso evitará que desmanchem quando aquecidos; afinal, a gente quer bife de hambúrguer e não carne moída, né?! ;)

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ESTROGONOFE DE ALMÔNDEGAS

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita diferente de strogonoff que peguei do livro "Receitas para minha filha que vai casar. Para a cozinha e para a vida”.

ESTROGONOFE DE ALMÔNDEGAS















3 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

INGREDIENTES:

300g de carne moída
½ pacote de creme de cebola
Óleo de milho ou canola para fritar
1 lata de molho de tomate
1  caixinha de creme de leite
2 colheres de sopa de shoyu (molho de soja)
Sal e pimenta a gosto

MODO DE FAZER:

1. Coloque a carne moída e o creme de cebola em uma tigela funda e misture com as mãos até dar liga. Faça pequenas bolinhas, um pouco maiores do que azeitonas. Deixe, aproximadamente por 10 minutos, sobre uma superfície lisa para formar uma casquinha seca. Aqueça o óleo e frite as bolinhas até ficarem ligeiramente douradas. Retire-as e deixe escorrer em papel absorvente.
2. Coloque as bolinhas em uma panela. Acrescente o molho de tomate e deixe ferver. Coloque o shoyu e mexa. Prove o sal. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, mexendo delicadamente até incorporar bem. Sirva com arroz branco.

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

VAGEM OU CENOURA NA MANTEIGA

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita muito boa com vagem ou cenoura "http://guiaparaasobrevivenciadohomemnacozinh.blogspot.com/2009/04/vagem-na-manteiga.html".

VAGEM OU CENOURA NA MANTEIGA












4 porções

INGREDIENTES

800 gramas de vagens
50 gramas de manteiga
Sal e pimenta do reino

MODO DE FAZER

1) Lave as vagens e, com uma faca, corte fora os cabinhos que se encontram em ambas as extremidades.
2) Leve uma panela ao fogo, com água suficiente para cobrir as vagens, mas só as coloque aí quando começar a ferver.
3) Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Verifique o ponto - nem crua nem cozida demais.
4) Retire as vagens e reserve.
5) Volte esta mesma panela ao fogo - sem a água - e derreta a manteiga. Junte as vagens e tempere com o sal e a pimenta do reino. Sirva quente.

Obs.: Você pode preparar uma variação desta receita com cenouras. Para tanto raspe a parte externa das cenouras com uma faca, corte em pedaços de até 4 centímetros, cozinhe como a vagem e na hora de servir salpique com salsinha fresca picada. Se quiser, substitua a salsinha por uva passa, quando colocar as cenouras na manteiga.

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

COMO PESAR ALIMENTOS SEM BALANÇA DE COZINHA

Bom dia!

Hoje vou postar uma dia interessante que peguei do site "http://socorronacozinha.com.br/pesar-alimentos-balanca-cozinha".

COMO PESAR ALIMENTOS SEM BALANÇA DE COZINHA












Tem gente que tem mania de dar receita difícil: “Misture 37 g de açúcar, 104 g de farinha e 82 g de manteiga”. Já viu alguma coisa assim?

O que passa pela cabeça dessa pessoa? Ela não quer que você aprenda a receita, senão diria logo “acrescente farinha até a massa parar de colar na mão”.

Tem também aquelas dietas malucas que em vez de te dizer  ”você pode comer no almoço 1 colher de arroz, 1/2 concha de feijão etc.”, se apresentam com um cardápio bem bacana: “55 g de arroz cozido em uma proporção de 174 g de arroz X 3 g de óleo”. Ok, não é assim mas quem já fez dieta que precisa pesar a comida entende o que estou dizendo.

Levemos os alimentos para o topo da balança logo.

É pedir muito que você tenha uma balança de cozinha, né? Pode até ser que por uma ironia do destino você tenha uma guardada ou decorando sua bancada, aí você já pode passar de fase e nem precisa ler este post até o fim, congratulations!!

Agora, papo reto com quem não tem a tal balança de cozinha: use a do banheiro.

OK, ok, nem todo mundo tem uma balança no banheiro também (nem no quarto, nem no closet). Mas você concorda que é bastante prático ter apenas uma balança em casa para pesar sua comida e seu corpinho sarado? Claro que é prático, mais preciso e chique ter a de cozinha, ainda mais se ela for retrô e linda (eu quero). Só não tem uma necessidade sem precedentes, não precisa pra viver.

Pois bem. A balança que eu estou falando não tem a mesma precisão que a de cozinha possui, de até 1g. A minha, por exemplo, tem graduação de 100 g (vem escrito assim: “d = 100 g”), o que significa que eu só consigo pesar de 100 em 100 g.

Também é bom ter a capacidade mínima menor possível. Se a capacidade mínima for 5 kg, por exemplo, ela não move o ponteiro por nada nesse mundo que seja mais leve do que 5 kg.

Você deve estar se perguntando: “já vi balança que pesa só a partir de 1 kg, então como que essa louca quer que eu pese 250 g do frango que posso comer na minha dieta?”. Aháá, vou te falar agora.

Coloque sobre a balança uma panela, a mais pesada que tiver. Anote o peso dela para descontar depois na pesagem dos alimentos. Tenho certeza que você tem uma panela mais pesada do que a capacidade mínima da sua balança. A não ser que seja mesmo 5 kg a capacidade mínima. Se for o caso, coloque mais alguma coisa para atingir o peso mínimo.

“Ah, mas tinha que ser 250 g de frango, essa dica não presta pra mim”.

Bom, se você puder pesar 100g, fica fácil tirar a metade (50 g!) ou outras frações (igual você fazia na escola quando estava lá pela terceira série).

Espero que gostem da dica.

Abraços,
Att. Aline

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SPATZLE (MACARRÃOZINHO)

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita de Spätzle, uma comida alemã que eu amo de paixão!!! Tem cara e consistência de nhoque, mas um leve sabor de macarrão.

SPATZLE (MACARRÃOZINHO)




3 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

INGREDIENTES:

1 e ½ xíc de farinha de trigo
2 ovos graúdos
1/3 xícara de água fervente
¼ colher (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher de chá de sal
¼ colher de pimenta do reino
Uma pitada de nós moscada

MODO DE FAZER:

1. Coloque meia panela de água para ferver.
2. Em uma tigela, acrescente a farinha de trigo, o sal, a pimenta do reino, a noz moscada e o fermento em pó. Misture bem os ingredientes secos.
3. Em outra tigela, bata levemente os ovos com metade da água. Acrescente à mistura de farinha. Misture bem e acrescente a água restante aos poucos (deve resultar em uma massa que não deve ficar firme demais nem mole demais).
4. Existe um recipiente próprio para fazer as “bolinhas” de spatzle direto na panela. Se você não tiver, coloque a massa em uma tábua de cozinha e espalhe ela até ter uma espessura de ½ centímetro de altura. Coloque a ponta da tábua junto à panela com água fervendo e vá empurrando tiras fininhas para a água.
5.Quando as tiras boiarem, retire com uma peneira ou escumadeira porque elas já estão prontas.

Espero que gostem.

Foto do spatzle que fiz:


E do meu adaptador de panela.... Esse branco tipo espátula é para passar a massa sobre os furinhos!

Comprei daqui: Ralador para Spatzle

Abraços,
Att. Aline

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

COMO COZINHAR BRÓCOLIS OU COUVE-FLOR

Bom dia!

Hoje vou postar uma forma muito simples e prática de cozinhar brócolis e couve-flor.

COMO COZINHAR BRÓCOLIS OU COUVE-FLOR

Imagem: http://www.nutricaoemfoco.com.br/NetManager/imagens/upload/brocolis_e_couve-flor.jpg

Em uma panela, coloque água suficiente para cobrir o brócolis ou a couve-flor. Coloque sal a gosto e misture bem. Ligue o fogo. Assim que a água ferver, está pronto!
A couve-flor pode ser um pouquinho mais demorada. Deixe ferver um pouquinho e espete com um garfo para verificar se está no ponto!

Muito simples não?

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

BATATAS CARAMELIZADAS COM MOLHO DE SOJA - SHOYU

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita muito gostosa de batatas com shoyu. Estava olhando o livro de receitas da minha mãe e achei dentro dele essa receita que eu tinha pego há alguns anos do mangá (história em quadrinho japonesa, que se lê da direita para a esquerda) de XXX Holic da CLAMP....e tem até minhas anotações da época!
Quem disse que mangá não pode ensinar a cozinhar? ;)

BATATAS CARAMELIZADAS COM MOLHO DE SOJA - SHOYU

































4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

INGREDIENTES:

Em média 500 gramas de batatas (o suficiente para cobrir o fundo da panela após picadas em 8 partes iguais)
½ xícara de molho de soja (shoyu)
2 colheres (sopa) de açúcar dissolvidas no shoyu

MODO DE FAZER:

1. Descasque as batatas e corte cada uma em 8 partes iguais. Escalde elas em água suficiente. (Escaldar é despejar um líquido fervente sobre um alimento ou ainda mergulhá-lo em água fervente por alguns instantes).
2. Em uma panela, coloque água suficiente para cobrir as batatas, espere ferver e cozinhe por mais ou menos 15 minutos.
3. Quando as batatas estiverem cozidas, jogue a água fora. Adicione o açúcar e o molho shoyu e retorne a panela ao fogo médio.
4. Mexa constantemente. Enquanto mexe, o líquido evapora. Quando evaporar tudo, desligue o fogo. O sabor penetra na comida após o fogo ser desligado, então deixe descansar um pouco antes de servir.

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PÃO DE QUEIJO SUPER GOSTOSO

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita perfeita de pão de queijo que peguei do site " http://socorronacozinha.com.br/receita-pao-queijo-ana-konichi" e fiz adaptações.

PÃO DE QUEIJO SUPER GOSTOSO 



Em média 50 pães de queijo pequenos, ou 24 grandes
Tempo de preparo: 15 minutos de preparação, 20 de descanso, e 30 de forno

INGREDIENTES:

4 copos (de requeijão) de polvilho azedo
2 ovos
2 copos (de requeijão) de queijo mussarela ralado
1 copo (de requeijão) quase cheio de óleo (faltando 2 dedos para completar se seu dedo for magrinho ou 1 se for gordinho)
1/2 colher (sobremesa) de sal (essa medida é para começar. Experimente a massa no final do preparo para ver se está boa, porque a quantidade de sal pode variar de acordo com o queijo que você usar)
1 copo (de requeijão) de água
1 copo (de requeijão) de leite

MODO DE FAZER:

1. Misture o leite com o óleo e  coloque para ferver.
2. Enquanto isso, junte o polvilho azedo e o sal em uma vasilha grande. Misture com cuidado, para não sujar a cozinha inteira.
3. Quando o leite e o óleo estiverem fervidos, adicione ao polvilho e o sal, que estão na vasilha, e misture tudo (com uma espátula porque vai estar muito quente)! Vai ficar com uma consistência estranha, bem melequenta.
4. Coloque agora a água para ferver, você vai usá-la daqui a pouco.
5. Acrescente na mistura melequenta o queijo ralado e os ovos. Comece já a misturar com a mão (lavada!) desta vez, não vai estar mais muito quente.
6. Depois de ter a massa bem misturada e uniforme, vá acrescentando aos poucos toda a água, para hidratar a massa. Misture de novo com uma espátula, porque a água vai estar quente!
7. Quando a massa estiver bem uniforme (ela vai continuar um pouco melequenta), deixe descansar por 20 minutos.
8. Unte a forma com óleo (“untar” é bezuntar com óleo ou manteiga para não grudar).
9. Depois do descanso de 20 minutos, faça bolinhas com a massa (que não sairão completamente perfeitas mas serão bolinhas ainda assim) e vá colocando na forma bem separadas umas das outras, para não ficarem grudadas quando crescerem.
10. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por aproximadamente 30 minutos. Fique de olho porque o pão de queijo fica mais gostoso sem ficar dourado demais. Também não é para ser pálido, tem que ter cara de assado, entendeu?

Ah! Olha só, uma forma será pouco para os quase 50 pães de queijo que esta receita rende! Se quiser, congele a massa (pode congelar ela inteira para fazer bolinhas depois de descongelada).
Claro, sempre é possível reduzir os ingredientes e fazer a receita fracionada (metade, por exemplo).

O recheio desse pão de queijo fica um espetáculo (veja na foto) e é bem fácil fazer, você não achou?

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

VÁRIAS UTILIDADES PARA O PAPEL ALUMÍNIO

Bom dia!

Hoje vou postar umas dicas bem interessantes sobre papel alumínio que recebi por e-mail.

VÁRIAS UTILIDADES PARA O PAPEL ALUMÍNIO











O papel mais popular que existe na cozinha tem mais utilizade do que apenas ir ao forno.

Afiar tesoura e faca – O papel alumínio pode ajudar você a recuperar aquela tesoura ‘cega’ que há tempos está jogada de lado. Pegue um pedaço de papel, amasse e use a tesoura para cortar o papel. Repita o processo até 10 vezes, sua tesoura ou faca irá cortar tudo.

Adeus goteira – Apareceu uma goteira e não tem como arrumar no momento? Cubra o furo com papel alumínio. Como ele é impermeável e moldável, irá segurar se a chuva chegar.

Sem cheiro forte na geladeira – Ninguém gosta de abrir a geladeira e sentir aquele cheiro forte da cebola que não foi usada, não é? Então cubra a cebola com filme plástico e depois com uma folha de papel alumínio. Além do cheiro não sair, a cebola ficar manterá sua umidade como se tivesse sido cortada no ato que for usar.

Economize ferro – Quer economizar ferro de passar, energia e suas mãos? Cubra a mesa de passar roupa com papel alumínio deixando a parte brilhante para cima. Por cima do papel coloque um lençol ou tecido de algodão. O alumínio irá refletir o calor e só de passar um lado da roupa o outro já ficará liso também.

Achamos a resposta – Se você, como muitas pessoas, sempre se pergunta qual o lado do papel alumínio que se deve deixar em contato com os alimentos que vão ao forno, não se preocupe mais! Nós achamos a resposta! O lado correto é o lado mais brilhante por ser também a parte mais lisa. Assim a carne não irá grudar e tudo ficará bem assado.

Na maior limpeza – Pouca gente usa, mas o papel alumínio realmente serve como um ótimo protetor de sujeira no forno e no fogão. Forre o forno e fogão com ele sempre que for assar, fritar ou fazer algo que possa sujá-lo.

Fruta fora da geladeira durando muito – O papel alumínio conserva a umidade natural das frutas, então se não quer mantê-las dentro da geladeira você pode envolve-las em papel alumínio que sua duração será tanto quanto se elas estivessem na refrigeração.

Limpa sujeira difícil – Grudou no fundo da panela ou na assadeira e não sai? Amasse um pedaço de papel alumínio e esfregue. A sujeira irá se soltar com facilidade.

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PORCO NO LIMÃO

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita diferente de porco que peguei do meu livro importado "101 More low-fat feasts" e fiz adaptações.

PORCO NO LIMÃO

















4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

INGREDIENTES:

3 colheres (sopa) farinha
1 colher (sopa) páprica doce
800 de carne de porco picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Alecrim a gosto
4 dentes de alho picados
3 folhas de louro
200ml de vinho branco
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto

MODO DE FAZER:

1. Em uma sacola, coloque a farinha, a páprica, o sal e pimenta , e o porco. Balance bem o saco até misturar bem.
2. Aqueça o óleo em uma panela antiaderente grande e frite o porco até ficar marrom (escurecer) dos dois lados. Adicione o alho, alecrim e o louro e frite por mais um minuto. Adicione o vinho e deixe ferver, mexendo bem no fundo da panela para soltar o que ficou grudado. Abaixe o fogo.
3. Deixe cozinhar até o molho engrossar um pouco. Adicione o suco de limão e prove o sal. Misture bem. Se gostar do molho mais aguado, adicione um pouco de água quente e misture bem, deixando cozinhar mais uns minutinhos.

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ARROZ ESPANHOL COM CAMARÃO

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita diferente de uma refeição tipo risoto que peguei do meu livro importado "101 More low-fat feasts" e fiz adaptações.

ARROZ ESPANHOL COM CAMARÃO



4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

INGREDIENTES:

1 cebola picada
1 pimentão vermelho  e um verde picados (usei somente o vermelho, não gosto muito do verde)
50g de chorizo picado (uma salsicha/lingüiça defumada)
2 dentes de alho picado
1 colher (sopa) de azeite de oliva
250g de arroz
500ml de água fervendo
400g de tomates em lata (tomates sem pele em conserva com o molho, compra perto do molho de tomate nos mercados)
200g de camarões sem pele
Sal a gosto

MODO DE FAZER:

 Em uma panela antiaderente, frite a cebola, pimentões, chorizo e alho no azeite de oliva, em fogo alto, por 3 minutos. Adicione o arroz, o tomate em lata e a água fervente. Deixe cozinhar por uns 22 minutos. Adicione os camarões. Se o arroz estiver muito seco, adicione um pouquinho mais de água. Cozinhe por mais uns minutinhos (de dois a cinco minutos, no máximo) até o camarão ficar bem rosa.

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MOUSSE DE MARACUJÁ

Bom dia!

Hoje vou postar uma sobremesa muito fácil de fazer e que é deliciosa!!!

MOUSSE DE MARACUJÁ





Tempo de preparo: 5 minutos

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado
a mesma medida de maguary maracujá
1 lata de creme de leite

MODO DE FAZER

Coloque todos os ingredientes no liquidificador bata por alguns minutos e pronto! Deixe na geladeira antes de servir para endurecer e dar consistência.
DICA: Decore com sementes de maracujá.

Esperto que gostem!

Abraços,
Att. Aline

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

SPAGHETTI VEGETARIANO

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita diferente que peguei do meu livro importado "101 More low-fat feasts" e fiz adaptações.

SPAGHETTI VEGETARIANO


4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

INGREDIENTES:

1 cenoura picada
1 cebola picada
1 pimentão vermelho picado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
100g de lentilha (deixar elas de molho na água uns 10-15min antes)
400g de tomates em lata (tipo conserva)
600ml de caldo de legumes (eu dissolvi caldo knorr na água quente)
2 colheres (sopa) de orégano
1/2 colher (sopa) canela
350g de macarrão tipo spaghetti
Queijo ralado para servir
Sal a gosto

MODO DE FAZER:

1. Cozinhe o macarrão conforme indicado na embalagem.
2. Aqueça o óleo em uma frigideira grande  frite os vegetais por 8 minutos. Adicione os tomates em lata, caldo de legumes, orégano e canela. Deixe ferver, tampe e cozinhe por 20 minutos, mexendo de vez em quando.

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

COMO DECORAR SEUS PRATOS

Bom dia!

Hoje é dia de uma dica muito legal que peguei no site http://socorronacozinha.com.br/decorar-pratos-comida. Mesmo quando sua comida não fica 100% como você esperava, decorar ela pode surpreender suas visitas!

COMO DECORAR SEUS PRATOS




Não há nada mais importante do que a apresentação do prato, não é verdade? Ainda que não saiba fazer nada, misture a sua gororoba e sirva com bom gosto!

Você já fez um “mexidão” com os restos de comida da geladeira??? É fácil:

Faça um ovo mexido, adicione arroz e tudo mais que você queira dar fim. Há quem tempere com ketchup, molho inglês, shoyu, azeite. Use aquilo que sua intuição achar melhor.

Sirva o prato com uma porção pequena (gente “chique” não come pratão!) com um raminho de ervas decorando – esse é o segredo. Aí, então, você diz que é um “risoto de alguma coisa”.

Outra dica é o arroz na forminha.

Seu arroz ficou meio estranho?? Arrume um potinho qualquer, encha-o com seu arroz estranho e amasse bem. Vire no prato como você fazia com baldinho de areia na praia, lembra?

Sirva os pratos, cada um com seu lindo montinho de arroz estranho. Faça uma decoração com folhinhas no topo. Não se esqueça da regra básica: use sempre folhinhas para desviar a atenção de quem olha para o prato.

Quando você receber seus amigos para jantar, impressione: sirva uma pequeniníssima porção do que você tiver preparado.

A montagem do prato deve ser assim: coloque uma coisa por cima da outra, bem no centro. A carne costuma vir no topo e a salada por baixo. Nas bordas, decore com algum molho ou calda, mas não fique se preocupando em desenhar bonitinho. O chique é fazer círculos e deixar de qualquer jeito, bem espontâneo. Se achar necessário, use o raminho coringa no topo da montanha de comida.

Ah, preciso dar a dica da nomenclatura. Se alguém perguntar o nome do prato, você inventa que ele é francês, mas fale com muita segurança! “Marcel d’orvay”, “Cafon de L’amonese”, alguma coisa assim! Sempre com apóstrofe na segunda palavra. Dessa maneira, se o convidado achar sua comida um lixo, ele vai logo pensar que o problema é com ele e não com você – e seu prato. Afinal, ninguém conhece direito a comida francesa, ainda mais os seus amigos. O que todo mundo sabe é que tem umas coisas meio exóticas e que são servidas em pequenas porções – exatamente como você fez.

Imagem é tudo!!!

Espero que gostem da dica!

Abraços,
Att. Aline

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

FRANGO COM GERGELIM E MOLHO DE SOJA PARA SERVIR

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita muito gostosa de frango que peguei do meu livro importado "101 More low-fat feasts" e fiz adaptações.

FRANGO COM GERGELIM E MOLHO DE SOJA PARA SERVIR


















4 porções
Tempo de preparo: 35 minutos

INGREDIENTES:

4 peitos de frango
140g de farinha de rosca
3 colheres (sopa) de gergelim branco
1 colher de sopa de um tempero de sua preferência
1 ovo levemente batido

MODO DE FAZER:

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Em um pote, misture a farinha de rosca, o gergelim e o tempero. Pegue cada peito, coloque no ovo, cobrindo bem todos os lados, e depois na mistura de farinha de rosca. Coloque em uma assadeira e deixe no forno por 25-30 minutos.

MOLHO DE SOJA para servir: Misture 3 colheres de sopa de molho de soja, suco de 1 limão e 1 colher (sopa) de açúcar mascavo.

DICA: Se desejar servir com brócolis, quando o frango estiver quase pronto, cozinhe 300g de brócolis em água com sal. Desligue o fogo quando a água começar a ferver.

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline