segunda-feira, 30 de maio de 2011

COMO COZINHAR ARROZ BRANCO

Bom dia!

Essa semana só vou postar receitas de arroz!
Então, para começar, vou postar umas dicas de como cozinhar o arroz que peguei no mesmo blog que ensina como fritar um bife!
Aqui vai =]

COMO COZINHAR ARROZ BRANCO




INGREDIENTES:

2 xícaras (de chá) de arroz branco
4 xícaras (de chá) de água fervente (as xícaras de água são sempre o dobro das xícaras de arroz)
2 dentes de alho
1 colher (de chá) rasa de sal
1 colher (sopa) de óleo

MODO DE FAZER:

Pelo amor de Deus! Lave o arroz! Você vai ver que delícia de “sujeira” (excesso de amido) que vai sair… Rs! Use um escorredor de arroz para lavá-lo. Quando toda a água esbranquiçada sair, está limpo! Enquanto isso, ferva a água. Pense que se você colocar a medida certa para ferver, irá perder um pouco da medida porque a água vai evaporar! Se quiser ser bem preciso, ferva um pouco mais de água e deixe para medir quando for colocar na panela.
Em uma panela, adicione o óleo. Esprema o alho (no espremedor! Não vai tentar espremer com a mão que não vai sair nada! Rs!… Se não tiver um, compre já seu espremedor de alho!), junte o sal. Deixe dourar um pouco. Adicione o arroz. Vai subir aquela fumaça com o melhor cheiro do mundo! Dê uma mexidinha de leve no arroz (para refogar) até ele ficar sequinho. Essa etapa é importante para que ele adquira o gosto do tempero. Arrume o arroz uniformemente na panela e adicione a água fervente.
A medida da água é sempre o dobro da medida do arroz. Outra dica é que a água precisa ficar uns dois dedos acima do arroz e que, quando a água estiver secando e você achar que o arroz está muito longe de estar cozido, você vai precisar adicionar mais meio copo d’agua fervente na panela, uniformemente. Mas tente seguir a receita. Se no fim der errado alguma coisa, deixe para mudar na próxima vez! Senão nunca vai dar certo!
Tampe a panela parcialmente. Após uns 5 minutinhos, abaixe o fogo e tampe a panela completamente. Deixe lá… Nas primeiras vezes você não vai ter noção de quanto tempo a água demora para secar. Mas você vai se acostumando! Por enquanto, vá abrindo a panela… Pegue um garfo e dê uma afastada no canto para ver se ainda tem água no fundo… Mas não bagunce o arroz nunca!!! Quando a água estiver quase secando, destampe parcialmente a panela de novo! Aí espere mais um pouco e, quando a água estiver completamente seca, está pronto!!
Uma dica super útil: quando o arroz queimar, tire imediatamente um pouco dele com uma colher e coloque sobre uma pedra (a pia, se for o caso). Por cima do arroz, coloque a panela!! Vai dar um cheiro de queimado e, não sei por que razão, vai tirar o gosto de queimado do seu arroz! Claro que se tiver queimado muito não vai ter jeito né… E, também, evite servir o arroz que queimou no fundo da panela, ninguém merece comer arroz queimado… Essa tática aí de colocar a panela sobre o arroz sempre foi usada na minha casa! Sempre deu certo! Não sei como, mas funciona!
E a cebola? Sentiu falta dela na receita? Pois é, não gosto de temperar arroz com cebola… O que eu faço às vezes é aumentar a quantidade do alho, coloco 3 dentes. Gosto muito daquele gostinho de alho no arroz… Hummm!!! Você também pode mudar a medida dos temperos. Vá testando até ficar ao seu gosto!
Ah! Caso você queira fazer mais quantidade, multiplique os ingredientes ou, se quiser fazer menos, divida-os.

Bom, agora estou aliviada e posso dar mais receitas básicas e práticas que acompanham arroz! Você já tem aqui um outro prato básico! Sabendo como fazer arroz, você já adianta muita coisa! Para quem não sabe cozinhar, é um grande passo, não é verdade?
Se o meu arroz queimar ainda vou testar essa dica do blog! Se alguem testar me avise se funcionou ou não =]

Espero que gostem!

créditos:
http://socorronacozinha.wordpress.com/2007/10/23/arroz/

Abraços!
Att. Aline
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. sim o gosto de queimado sai vc colocando a panela em cima de um pouco de arroz.

    ResponderExcluir