segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CREME PATISSIERE (CREME DE CONFEITEIRO)


Bom dia!

Hoje vou postar uma receita que aprendi no Curso de Gastronomia da FURB e fiz adaptações.

CREME PATISSIERE (CREME DE CONFEITEIRO)


É um creme rico, com textura suave e cremosa. Se bem elaborado fica uma delícia e tem inúmeras aplicações em receitas. Você pode usá-lo para rechear bombas, sonhos, massas folhadas, bolos, tortas, etc. São tantas as possibilidades de uso que este creme pode ser tratado como uma Técnica Culinária, pois se você souber prepará-lo, poderá realizar diversas receitas.
O creme original tem sabor de baunilha, mas pode ser saborizado com licores, chocolate e frutas, ou ainda misturado ao chantilly para dar leveza.


INGREDIENTES:

500Mililítro(s)Leite Fava(s) de Baunilha (fica mais gostoso, mas podesubstituir a fava por 1 colher (chá) de extrato de baunilha, adicionando-o depois de retirar o creme de confeiteiro do fogo).
5 Unidade(s) de Gema(s)
125 Grama(s) de Açúcar
50 Grama(s) de Maisena

MODO DE FAZER:

Aquecer o leite e a fava de baunilha até começar a ferver. Tirar do fogo e deixar esfriar um pouco. Bater as gemas com o açúcar até ficarem claras e cremosas, juntar a farinha. Tirar a fava de baunilha e juntar o leite à mistura das gemas aos poucos. Voltar o creme a panela e levar ao fogo baixo, mexendo sem para até a mistura engrossar e ferver. Deixar cozinhar por 1 minuto sem parar de mexer. Despeja em uma tigela e cobrir com papel filme. Deixar esfriar. Bater até ficar liso antes de usar.

Espero que gostem da receita.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário