segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ETIQUETA À MESA

Bom dia!

Hoje vou postar dicas bem legais sobre etiqueta  que aprendi no meu curso de Gastronomia da FURB.

ETIQUETA À MESA


Se você receber um convite para um jantar, impresso com data, hora e local, motivo do jantar, seu nome manuscrito e ainda as iniciais R.S.V.P., não se assuste. Não se trata nada mais, nada menos, do que um jantar formal. Aceite-o, com certeza valerá a pena.
Antes, porém, procure conhecer e se tornar íntimo de algumas regras que o ajudarão a se sentir inteiramente natural neste compromisso. São as leis da mesa. Com conteúdo assustador para os que não conhecem essas regras de etiqueta social, destinadas a situações diárias em nossas vidas, são puramente lógicas e visam apenas o bem-estar e naturalidade das pessoas ao se alimentarem. Portanto, é preciso convencer-se de que a mesa não deve ser olhada como uma prova ou uma provação, e sim como a perspectiva de momentos agradáveis a serem desfrutados com o máximo prazer.

Um jantar deve ser organizado com requinte e sofisticação, de tal maneira que os convidados se sintam bem-vindos e aconchegados. A parte visual do jantar fica com os acessórios. A toalha escolhida deve, de preferência, combinar em tecidos e cores, com os pratos e com o arranjo central da mesa.
Os pratos, se possível, devem ser de porcelana. Existem motivos muito bonitos em moda ou clássicos. O vidro ou a louça são admissíveis para um jantar formal, porém, devem estar em perfeita harmonia com todo o conjunto.
Os talheres podem ser em prata ou aço inox. O que importa é que estejam impecavelmente limpos, sem manchas e brilhantes.
Já os copos precisam ser adequados para as bebidas a serem servidas. Por isso, em caso de se servir vinho, reserva-se um trio de taças ou copos em tamanhos progressivos para o vinho branco, o vinho tinto e a água, respectivamente, para cada convidado.
Os guardanapos devem ser de tecido, de preferência próprios da toalha ou em combinação com ela. Geralmente, vêm dobrados em retângulos ou triângulos, sobre o prato. Caso não houver caldo ou creme, ficam à esquerda do prato.
O arranjo central, que além de enfeite, servirá para dar um toque de festa ao jantar. Recomenda-se combiná-lo com a decoração geral, os pratos e as travessas. O tamanho do arranjo deve ser proporcional ao espaço que tiver disponível e ao tamanho da mesa, bem como a altura, para não comprometer as conversas durante o jantar.

SERVIÇOS A MESA

Serviço à Francesa
Ideal para refeições formais, é considerado o serviço oficial para reuniões de caráter diplomático, é o mais requintado. O serviço à francesa caracteriza-se, basicamente, pelo próprio comensal se servir de especiaria ou prato para ele oferecido, através de uma travessa, por um garçom ou copeiro, apresentada pelo lado esquerdo.
São regras gerais de um serviço à francesa:
* Tratando-se de serviço específico para ocasiões formais, é imprescindível o refinamento e a harmonia dos acessórios e decoração ao trabalho dos garçons.
* A mesa deve ser colocada com os acessórios necessários para a refeição, de acordo com as regras de colocação de mesa.
* O serviço eficiente é resultado de racionalização. O número recomendado de convidados é de, no máximo, 12 pessoas.
* A distribuição dos lugares à mesa obedece a uma ordem de precedência. O lugar de honra fica à direita da hostess e do anfitrião. O cavalheiro mais importante, o homenageado, senta-se à direita da anfitriã. A sua esposa, senta-se à direita do anfitrião.
* Os garçons servem os pratos (sólidos) pela esquerda dos convidados a uma altura e distância confortáveis para que eles se sirvam da comida.
* As bebidas são servidas pela direita do convidado.
* Depois que o convidado termina de comer, o prato é retirado pela direita e um limpo é recolocado pela esquerda, num movimento simultâneo.
* Cabe ao garçom servir primeiro as senhoras e depois os homens, deixando a anfitriã como a última entre as senhoras e o anfitrião como o último entre os homens.
* Havendo convidados de honra, a mulher convidada de honra é servida em primeiro lugar; em seguida, todas as mulheres, encerrando pela anfitriã. Para os             homens, o procedimento é o mesmo.
* Aguarda-se a anfitriã levantar seu talher para se começar a comer.
* O café preferencialmente é servido fora da mesa, num outro ambiente. Cabe à anfitriã ou ao anfitrião aguardar que todos tenham terminado a refeição, para, então, convidá-los para o café.
* O serviço do licor é após ou paralelo ao serviço do café.

Serviço à Inglesa
Semelhante ao serviço à francesa, com todos os convidados sentados à mesa, é o mais usado em restaurantes. Caracteriza-se por duas formas:
* serviço à inglesa direto - o garçom serve o convidado, sempre pelo lado esquerdo, retirando os alimentos da baixela, fazendo uma pinça com o garfo e a colher;
* serviço à inglesa indireto - o garçom apresenta a travessa pelo lado esquerdo para o comensal; coloca-a sobre a mesa de apoio (quéridon) e monta o prato. Serve pelo lado direito.
Há também o serviço empratado - quando os pratos saem montados da cozinha, com porções delimitadas, decoradas e as iguarias dispostas harmonicamente.

Serviço à Americana (Serviço de Buffet)
É a proposta de refeição que causa maior descontração aos convidados, pois requer mais de sua participação. Pode ser opção tanto para a refeição formal, quanto para refeição informal. A diferença é estabelecida pelo cardápio e decoração que são distintos para cada opção.
Como regras gerais, apresentam-se as seguintes:
* O número de convidados pode ser pequeno. O serviço, geralmente, é adotado quando o número de pessoas ultrapassa um número bom para a mesa colocada ou quando os anfitriões desejam deixar os seus convidados mais à vontade.
* O serviço americano é também chamado de buffet ou bufe (abrasileirado), pois tanto os acessórios, quanto a comida são dispostos em cima de mesa ou bufes, a partir de onde os convidados se servem.
* Se tiver espaço e mais mesas para apoio, recomenda-se distribuir os acessórios - talheres e pratos para uma entrada, se houver, depois os acessórios para os pratos principais e no mesmo sentido (horário) os acessórios para a sobremesa.
* Os copos podem fazer parte da última linha de mesa, na sequência, se não tiver uma mesa de apoio para as bebidas. Os copos devem estar servidos com as bebidas desde o início da refeição, para facilitar aos convidados.
* O convidado serve-se dos acessórios (pratos, guardanapo, talheres) e, por fim, pega seu copo e acomoda-se para a refeição.
* Quem recebe no serviço à americana deve estar atento aos detalhes: manter travessas bem providas, acomodar os convidados confortavelmente, verificar a temperatura dos alimentos (se quentes devem estar quentes, se frios devem estar frios).
* O café pode ser servido no mesmo ambiente, bem como o licor.

A COLOCAÇÃO DA MESA
O número de pratos, talheres e copos dependerá dos pratos que serão servidos. Para exemplificar, vamos organizar um jantar que tenha uma entrada leve, que pode ser uma sopa cremosa ou um creme; salada; primeiro prato (peixes, frutos do mar); um prato principal, que pode ser uma carne, e a sobremesa, frutas, doces.
Teremos, então, à mesa, 3 pratos ao se iniciar a refeição:
* um sousplat (que é um prato de apoio, apenas para embelezar e colher detritos que poderão cair no decorrer da refeição;
* um prato raso;
* um prato fundo para a sopa.
O tamanho da mesa determina o número de convidados. Calcula-se de 50 a 75cm para cada convidado, dependendo do número de talheres e do uso de pratinho de pão. Os pratos e talheres devem ser colocados a uns dois dedos da borda da mesa.
* Os talheres são usados de fora para dentro, na sequência dos pratos servidos. Do lado direito: colher de sopa, faca para salada e primeiro prato (peixe) e faca para prato principal. Do lado esquerdo: garfo para salada e primeiro prato (peixe) e garfo para prato principal.
* O guardanapo pode ficar ao lado esquerdo, perto dos garfos ou em cima do primeiro prato, caso não seja servido caldo ou creme.
* O pratinho de pão fica à esquerda, ao alto, com alguns centímetros dos pratos.
* Ao centro, na mesma direção do pratinho de pão e acima dos pratos, os talheres para a sobremesa, garfo e colher paralelos, na posição horizontal (garfo com a ponta para a direita e acima a colher com a ponta para a esquerda).
* Os copos ficam à direita do convidado e são colocados da direita para a esquerda, em direção diagonal, obedecendo a seguinte ordem: copo de vinho branco, copo de vinho tinto, copo de água. Atrás, taça para champanhe.

COMPORTANDO-SE ELEGANTEMENTE A MESA
* O guardanapo de tecido é colocado sobre o colo. Ao final da refeição, colocá-lo à direita do prato.
* O guardanapo de papel fica sobre a mesa.
* Os talheres servem para levar a comida à boca. Não se leva a boca à comida.
* O correto é usar a faca na mão direita (segurando-a não muito junto à lâmina, com o indicador apoiado sobre a superfície) e o garfo na esquerda.
* A posição de descanso dos talheres: a faca na borda direita e o garfo na borda esquerda do prato. A lâmina da faca sempre para dentro.
* Ao terminar a refeição, colocar garfo e faca paralelos ao prato, com os cabos para a direita ligeiramente para fora, e as extremidades para a esquerda. Nunca cruzados.
* Usa-se a colher segurando o cabo entre o polegar e o indicador. Há duas maneiras de se sorver os líquidos: pela ponta e pelo lado. Os franceses adotam o primeiro e os ingleses o segundo. O brasileiro adota o segundo, isto é, pelo lado.
* Sempre que se leva um copo à boca deve-se enxugar os lábios com o guardanapo para evitar marcas de gordura na borda do copo.
* O correto é encher os copos dois terços ou a metade.
* O pão, servido no início da refeição, é colocado sobre o prato pequeno no alto à esquerda e é sempre partido com as mãos.
* O prato de sopa deve sempre vir apoiado sobre um prato de serviço. Assim, ao terminar, a colher é colocada na lateral direita do prato de sopa sobre o de serviço/apoio.

GAFES IMPERDOÁVEIS A MESA              
* Usar palito.
* Não usar o guardanapo antes de beber.
* Gesticular com os talheres.
* Falar de boca cheia.
* Levar a faca à boca.    | T
* Colocar os cotovelos em cima da mesa.
* Recusar os vinhos. Se for abstêmio, aceitar só um pouco.
* Colocar a mão sobre o copo para dizer que não bebe.
* Sentar à mesa de refeição sem ser convidado ou sem camisa.
* Servir-se de grande quantidade de comida.
* Cortar toda a carne ou o peixe de uma só vez.
* Pousar a taça na mesa, após o brinde, sem antes beber um pouco.
* Deixar colher dentro da taça de sorvete ou dentro da xícara de café. Só no pires.
* Fazer ruído ao tomar sopa.
* Abrir os cotovelos como asas.
* Colocar sal ou pimenta antes de provar a comida.
* Pendurar o guardanapo no colarinho.
* Arrotar. Só é fino no mundo árabe..
* Oferecer álcool e carne de porco a visitantes muçulmanos.
* Pedir pratos sofisticados e difíceis de comer nas refeições de negócios.
* Chamar o garçom de companheiro, amigo,...

"Â mesa se conhece o carater das pessoas".
Cláudia Matarazzo

Espero que gostem das dicas.

Abraços,
Att. Aline
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Muito boa as dicas!!! Amei! Tirou um monte de duvidas que eu tinha!! Continue assim!

    ResponderExcluir