quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DEGLACEAR (FAZER MOLHO COM O "FUNDO" DA PANELA)


Bom dia!

Hoje vou postar uma dica bem diferente para fazer molhos.

DEGLACEAR

É a ação de acrescentar um meio líquido (água, vinho, sucos, fundos e afins) em uma panela ou assadeira com a finalidade de desprender e reidratar parte dos sucos, líquidos e gorduras proveniente dos alimentos assados ou salteados e assim acrescentar mais sabor ao líquido resultante, que poderá entrar na preparação do alimento em questão.

Assim, utiliza-se um líquido para dissolver o que restou numa panela ou frigideira após dourar ou fritar uma carne. O líquido vai dissolver a gordura e os restos sólidos e se transformar num molho muito gostoso. É importante não deixar o fundo da panela ou frigideira queimar quando se está fazendo a carne. Pode-se utilizar água, vinho ou até mesmo redução de aceto balsâmico, acrescentado o líquido na panela enquanto ainda está quente e deixando ferver o suficiente para dissolver a gordura. Esta é a panela depois de dourar a carne e antes de deglacear.


 Com o fogo ligado despeje a bebida ou mesmo um caldo ou creme e mexa para que todos os resíduos do fundo da panela saiam (tem sabor ali, e muito por sinal). 
1. segure a panela na diagonal para que se possa retirar o excesso de gordura.
2. junte o vinho, caldo ou creme e misture bem, retirando o que ficou grudado na panela, com uma colher de pau. 
3. deixe o molho ferver bem lentamente, para que reduza e fique como um molho e regue seu prato de carne ou outro.

Espero que gostem da dica.

Abraços,
Att. Aline
Comentários
1 Comentários

1 comentários: