segunda-feira, 12 de novembro de 2012

DANDO FORMA AO SORVETE


Bom dia!

Hoje vou postar uma dica bem diferente que peguei do meu livro “Sobremesas e suas técnicas”  da Le Cordon Bleau. É um livro muito bom e completo, com diversas dicas úteis, que vale a pena comprar.

DANDO FORMA AO SORVETE


Fazer o sorvete é só parte do trabalho. Uma bela apresentação aumenta muito o prazer da degustação. Use estas técnicas para dar asas à sua imaginação e também para dar forma a sorbets, parfaits, suflês e musses.

APRENDENDO A BOLEAR

Faça mais sorvete que o necessário para obter uma apresentação perfeita e congele-o num recipiente fundo. Tenha à mão uma assadeira forrada com papel-manteiga para pôr o sorvete depois de boleado.

1. Mergulhe a colher de sorvete em água fria tirando o excesso. Pressione-a ligeiramente inclinada no sorvete. Quando estiver bem encravada na massa, gire-a por completo e levante-a, fazendo mais pressão na parte aberta da colher.
2. Segure a colher perto da assadeira e sacuda a mão para soltar o sorvete. Caso não consiga, use a ponta de uma faca.

  
QUENELLES

Use duas colheres para fazer quenelles ou formas ovais. Esta técnica requer alguma prática.

1. Mergulhe uma colher em água fria, escorra o excesso, deslize-a de lado no sorvete. Vire-a para cima e levante ao mesmo tempo.
2. Use uma outra colher para dar a forma oval à parte superior. Empurre delicadamente o sorvete para soltar da colher e deslize-o para o prato de servir.



 

 

Espero que gostem das dicas.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário