Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

DICAS PARA USAR PANELAS

Bom dia!

Hoje vou postar dicas importantes de como usar diversos tipos panelas. Fiz uma compilação bem interessante de vários sites, principalmente desses:

DICAS PARA USAR PANELAS












Sempre dissolver o sal em água fervendo ou com os alimentos dentro, mexendo os ingredientes no início do cozimento.
A chama não pode passar do fundo da panela e subir pelas laterais.
Usar a panela com tampa para cozinhar lento e formar caldo, e usar sem tampa para fritar, cozinhar rápido e secar o caldo.
As panelas de inox e as de vidro refratário exigem alguns cuidados no uso, especialmente quanto ao tempo de cozimento e a chama do gás: o tempo de cozimento e o consumo de gás são menores nessas panelas.

Panela antiaderente:

- Deve ser untada com óleo e deixar aquecer por cerca de dois minutos antes de usá-la.
- Use fogo baixo ou médio para cozinhar.
- Sempre pré-aqueça sua panela antes de usar, mas nunca em fogo alto. Para pré-aquecer, ligue o fogo no médio e deixe a panela por 2 a 3 minutos esquentando antes de botar os alimentos. Não precisa colocar óleo.
- Use uma boca de fogão que combina com o tamanho do fundo da panela.
- Considere o uso de panelas antiaderentes para preparar as refeições com menos óleo.
- Nunca levar a panela ao fogo vazia (a não ser pelo tempo de pré-aquecimento da panela em fogo baixo), pois isso destrói a camada de revestimento.
- Os utensílios utilizados na preparação dos alimentos, como colheres, conchas e espátulas deverão ser sempre em nylon ou madeira, evitando riscos. Jamais utilizar objetos cortantes, como facas, em suas panelas com antiaderente.
- Não utilizar nunca no fogo muito alto, como em frituras.
- Deve ser lavada com esponja macia e detergente neutro.

Panela de inox:

Cozinhar em uma panela de inox é bem diferente do que cozinhar nas outras. É necessário se readaptar, visto que a distribuição de calor em sua superfície é mais eficiente e uniforme do que no alumínio, por exemplo, cozinhando o alimento bem mais rápido. Algumas dicas:
- As panelas de inox esquentam mais rápido e também esfriam mais devagar.
- É proibido pré aquecer a panela vazia, acender o fogo, só com o alimento dentro.
- Panela de inox com alimento grudado embaixo e amarelada, bem como alimentos amarelados no cozimento, são indícios de excesso de calor, ou seja, fogo muito alto e aceso durante muito tempo, após o cozimento. Portanto, a primeira dica para quem pretende cozinhar em panela de inox é FOGO BAIXO SEMPRE, ALTO JAMAIS.
- Outra dica é CONTROLE DO TEMPO DE COZIMENTO. Ao contrário do teflon e do alumínio que esfriam rapidamente e têm a temperatura interna drasticamente afetada após o desligar do fogo, com o inox é diferente. A temperatura interna é mantida e o cozimento continua. Por isso, habitue-se a desligar a chama do fogo momentos antes do que considera o ponto final de cozimento. No preparo do arroz, por exemplo, se você tem o hábito de refogar e colocar água fervente, pode desligar a chama assim que a água estiver pela metade da panela. Após uns 15 minutos, seu arroz estará soltinho e cozido, sem água. O molho, por exemplo, pode ter a chama desligada assim que começar a borbulhar. Desligue o fogo, tampe e saboreie um molho no ponto em 5 minutos. As mesmas dicas valem para o uso do inox em fornos.
- Na limpeza, nada de abrasivos. Apenas uma esponja macia e sabão neutro dão conta do recado. Se o alimento grudou, não esfregue e não raspe, basta deixar a sua panela de molho por algum tempo com água morna. Rapidamente, o alimento grudado se soltará.

Panela de pressão:

- Dentro da panela tem uma marca que é o nível máximo que você pode preencher com alimentos. Um terço da altura da panela precisa ficar livre, caso não encontre a marcação. Esse espaço é para evitar que o alimento em ebulição não obstrua o caminho de escape da válvula.
- Fique atento ao ruído da panela. Se ele for interrompido de repente, desligue-a e espere esfriar.
- Lave sempre muito bem a válvula, para evitar que ela entupa. Limpe o orifício com cuidado, desobstruindo-o de qualquer sujeira. Limpe o pino direitinho também.
- Quando a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo. A temperatura da água não vai mais aumentar.
- A qualquer sinal de escape de vapor pela borracha, troque-a.
- Não abra a panela sem que todo o vapor tenha saído!!!!
- Não permita a presença de crianças dentro da cozinha quando a panela estiver funcionando.

Panela de vidro:

- Uma das mais resistentes e duráveis. Mas pode quebrar com mais facilidade, devido a ser de vidro. Então, é necessário cuidado em dobro no manuseio.
- Ótima para frituras por imersão.
- Podem queimar a comida facilmente, já que não conduzem bem o calor.
- Manusear sempre com luvas, pois aquecem até o cabo.
- Indicada mais para preparo de sopas e molhos.
- Lavar com detergente neutro e esponja macia.

Panela de alumínio:

Escolhidas pela leveza e por serem mais econômicas.
As pesquisas modernas reforçam a polêmica de que cozinhar em panelas de alumínio pode comprometer a saúde devido ao fato de soltarem partículas de alumínio durante o cozimento dos alimentos. Assim, não é bom deixar o alimento esfriar dentro da panela de alumínio. O sal e os ácidos reagem com as substâncias da panela e podem provocar a liberação de substâncias tóxicas. Não deve ser usada para alimentos ácidos, como molho de tomate. Não guarde alimento dentro da panela de alumínio.

Espero que gostem da dica.

Abraços,
Att. Aline

Um comentário:

  1. Adorei o post!!! A minha dica para usar as panelas é, primeiro, aprender a cozinhar. Eu aprendi a cozinhar agora, depois de fazer este curso online http://www.aprendum.com.br/curso-de-culinaria-online-para-iniciantes/. O curso tem um preço ótimo, as aulas são super fáceis de acompanhar e finalmente eu aprendi a cozinhar! Vou começar a usar as panelas já.

    ResponderExcluir