quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CREME BRÛLÉE DE LARANJA E CANELA


Bom dia!

Hoje vou postar uma receita muito gostosa que aprendi no meu curso de gastronomia da FURB.
“Nesta sobremesa, o creme cujo nome significa queimado é polvilhado com açúcar e levado ao forno para formar uma crosta dura de caramelo. Essa preciosa e crocante camada é quebrada pela colher no momento a saborear. No sabor, mais uma surpresa, no contraste entre a laranja e a canela. Amoras frescas ou compota de pêssegos são acompanhamentos tradicionais para o creme Brûlée”.

CREME BRÛLÉE DE LARANJA E CANELA


16 porções

Obs.: O creme de laranja e canela pode ser preparado com 8 horas de antecedência e guardado na geladeira. Caramelize o açúcar no máximo 2 horas antes de servir.

INGREDIENTES

1 Unidade(s) Laranja(s)
1 pedaço(s) Canela em pau
1 Litro(s) Creme de Leite Fresco (nata)
8 Unidade(s) Gema(s)
200 Grama(s) Açúcar

MODO DE FAZER

1. Pré aqueça o forno a 190ºC.
2. Use o lado grosso do ralador, ralar a casca da laranja, sem atingir a parte branca. Ou, se preferir, corte fatias da casca com uma faca. Depois a casca será tirada do molho, é só para dar gosto.
3. Quebre um pedaço de canela ao meio e colocar na panela. Aqueça em fogo brando apenas até sentir o cheiro do tempero, entre 40 a 60 segundos. Deixe a panela esfriar um pouco e adicionar o creme de leite e a casca de laranja ralada. Volte ao fogo e aqueça até levantar fervura. Tire a panela do fogo e tampe. Deixe o creme descansar por 10 a 15 minutos. Junte as gemas e 1/3 do açúcar em uma tigela grande e bata o suficiente para misturar. Aos poucos junte o creme de canela à gema, batendo até misturar tudo muito bem. Peneire o creme e coloque em cumbucas pequenas ou, se preferir, em um só refratário baixo e comprido.
4. Coloque em uma assadeira e despeje água quente na assadeira até a metade da altura das cumbucas ou refratário. Leve ao forno pré aquecido. Asse até que o creme esteja quase firme e a superfície coberta por uma película. Retire do forno e deixe esfriar. Leve para gelar por 3 a 8 horas.

CARAMELIZAR O CREME
Polvilhe a superfície com o restante do açúcar formando uma fina camada.
Limpe as bordas. Use um maçarico para derreter bem o açúcar. 

Se não tiver o maçarico, pode fazer também no forno: Aqueça o forno. Despeje água fria até a metade da assadeira e colocar a travessa dentro dela. Acrescente cubos de gelo à água. Asse o creme o mais perto possível do grill até o açúcar derreter e caramelizar por igual (2 a 3 minutos). Deixe esfriar alguns minutos para que o caramelo fique crocante. (O forno deve estar em alta temperatura para caramelizar o açúcar).

Espero que gostem da receita.

Abraços,
Att. Aline
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Nossa, amo crème brûlée. Deve ficar deliciosa essa sua mistura de sabores. Estava doida pra comer um e até pensei em atravessar a cidade e ir até o Le Vin Bistro (http://www.locamob.com.br/sao-paulo/restaurantes/franceses/le-vin-bistro---jardins) que vende um ótimo, tudo pela vontade! hahaha Mas, agora tentarei em casa. Obrigada.

    ResponderExcluir