Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

BIFE E CEBOLA FRITOS COM MOLHO DE OSTRA

om dia!

Hoje vou postar uma receita do meu livro importado "Fresh flavor fast - 250 easy, delicious recipes for any time of day" com adaptações e que é muito gostosa! E vai com molho de ostra, que eu adoro.

BIFE E CEBOLA FRITOS COM MOLHO DE OSTRA

















4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

INGREDIENTES:

¾ xícara de água
2 colheres (sopa) de molho de ostra (tem para comprar em garrafa na sessão japonesa do mercado)
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 colher (sopa) de maizena
Sal e pimenta
1/2 colher (sopa) de pimenta preta em grão moida
2 colheres (sopa) de azeite
500g de bife picado
4 dentes de alho esmagado
2 cebolas picadas
½ xícara de cebolinha picada
(opcional) arroz cozido para servir junto

MODO DE FAZER:

1. Em um pote pequeno misture a água, o molho de ostra, o vinagre, a maisena, ¾ de colher de chá de sal, e ½ colher de chá de pimenta.
2. Aqueça uma colher de azeite em uma frigideira grande em fogo alto e cozinhe a carne por volta de 2 minutos, até ficar bem cozida. Reserve.
3. Adicione uma colher de azeite na frigideira e cozinhe o alho e a cebola. Cozinhe por volta de 1 minuto. Adicione a mistura de molho, os bifes e a cebolinha, misturando bem  por 1 minuto.

Espero que gostem. Achei muito fácil!

Abraços,
Att. Aline

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

COMO SALGAR A CARNE - TEMPERO

Bom dia!

Hoje a dica é sobre o ponto que considero o mais difícil ao fazer uma refeição com carne.

COMO SALGAR A CARNE - TEMPERO



O sal é um ponto crucial para acertar. Não tem nada pior que comer carne salgada demais ou insossa. A gerente de gastronomia do Porcão, Adrianne Balassiano ensina a achar o ponto certo e quais os tipos de sal e especiarias para deixar a carne muito mais gostosa. “O sal do churrasco é o sal grosso. Está na origem histórica" afirma certeira Adrianne.

A primeira lição é: para as carnes bovinas, o sal grosso é ideal. Não use sal refinado (sal de cozinha), pois o risco de salgar a carne em excesso é muito grande. Não é recomendado o uso de salmoura (mistura de água e sal refinado), pois a água muda o PH da carne e, juntamente com o sal fino, enrijece as fibras e endurece a carne. Outro erro clássico é usar sal grosso úmido, pois ele faz com que a carne absorva muito mais o sal, comprometendo seu sabor.  Retirar a umidade do sal é fácil, basta aquecê-lo por alguns minutos em uma travessa no forno, mexendo constantemente até que fique seco.

Meia hora antes de dar início ao trabalho de assar a carne, salgue-a. Ponha a carne na gamela e esfregue o sal com as mãos. Espete e leve ao fogo, com a parte mais gordurosa para baixo, como o caso da picanha. “A manipulação da carne deve ser o mais breve possível. Para garantir a segurança do produto, a refrigeração deve ser adequada. Para as carnes bovinas, o sal grosso é ideal. Ele deve ser passado por todos os lados da peça que será assada”, ensina.

O modo de passar o sal também é um dos segredos. Ele deve ser passado por todos os lados da peça que será assada. De acordo Adrianne Balassiano quando a carne começar a transpirar significa que o sal está ficando bem aderido e entrando na carne (e não retirando o suco, como se imagina). Este é o momento certo de levá-la à churrasqueira. Antes você deve retirar todo o sal da mesma, esfregando a carne com as mãos. Com esta dica você raramente irá errar no sal.

Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/Saiba-como-salgar-a-carne--dicas.shtml

Adorei a dica! Porém, para bifes e carnes do dia à dia, prefiro colocar o sal na hora como já expliquei aqui: http://refeicoesrapidasepraticas.blogspot.com/2011/05/fritando-um-bife.html

Abraços,
Att. Aline

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

TEMPERANDO CARNES VERMELHAS

Bom dia!

Hoje é dia de dicas sobre temperos!

TEMPERANDO CARNES VERMELHAS



A carne vermelha é bem versátil em relação a temperos, você pode usar de tudo, dependendo do sabor que quer dar a carne e do tipo de prato que vai fazer (assado, grelhado, cozido). Eu, particularmente, costumo temperar carnes da seguinte maneira:
No geral: sal, pimenta-do-reino, e algum liquido ácido (limão ou vinagre ou vinho tinto seco ou vinho branco seco). Também, costumo usar uma colher de temperos prontos e quando quero dar um toque picante, utilizo pimenta dedo-de-moça, pimenta calabresa, curry, párica picante, gengibre.
Para carnes de panela, carnes cozidas, deixo sempre marinando de um dia para outro, numa mistura de alho amassado, sal, pimenta-do-reino, cheiro verde, e vinho ou vinagre. Variando os tempros adicionais, como pimentas, temperos prontos, louro?
Em carnes para churrasco, principalmente picanha, não costumo temperar, somente o sal grosso dá sabor necessário. Ou, para dar um toque, uma boa pasta de alho, depois de assado.
Carnes assadas: também ficam na marinada, e acrescento sempre algum tipo de erva do meu gosto? o que estiver com vontade no momento.
Para bifes, acho que sal, pimeta-doreino, alho e limão está ótimo, ou um bom tempero pronto.
Temperar carne vai muito do seu gosto, use e abuse das ervas e pimentas? deixam tudo mais gostoso e com um toque especial.
Não costumo usar alecrim em carnes vermelhas, somente em carnes de carneiro.
No caso de carnes fortes, como a de carneiro, é muito saboro a utilização de hortelã, se não for como tempero, fica melhor num molho para servir acompanhando a carne.
Segue uma matéria sobre temperos para carne, retira do SIC (Serviço de Informação da Carne):

TEMPEROS
Além dos tradicionais e versáteis sal, alho, cebola, cebolinha, vinagre e pimenta, tradicionalmente utilizados em nossa culinária, existem vários outros temperos que combinam com a carne bovina e acentuam seu sabor. Conheça aqui algumas de nossas sugestões. Mas lembre-se: você pode criar várias combinações até mesmo com outros temperos e elaborar pratos simples ou requintados. Basta usar a sua criatividade! 

Carne assada Alho granulado, cebola, cebolinha, chimichurri (mistura de temperos usada na Argentina e no Uruguai), cominho, cravo-da-índia, gengibre fresco ralado, pimenta calabresa, pimenta chilli, raiz forte (para assados com molho), salsa, mostarda em pó, tomilho.

Carne grelhada
Alecrim, chimichurri, coentro, pimenta calabresa.

Carne cozida ou ensopada Cominho, louro, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica doce ou picante, pimenta-da-jamaica, salsão, salsinha, tomilho, zimbro.

Carne de panela Cominho, curry, gengibre fresco ralado, tomilho.

Carnes fritas
Noz-moscada, salsa.

Molhos para carne Cominho, curry, molho shoyu, noz-moscada, páprica picante ou doce, pimenta calabresa.

Picadinho de carne Colorífico, hortelã, pimenta calabresa, salsa.

Carne moída Hortelã, manjericão, manjerona, menta, molho shoyu, pimenta calabresa.

Hambúrguer Alcaparras, cominho, macis, menta, mostarda, pimenta calabresa, segurelha.

Recheios de carne Alcaparras, manjericão, pimenta calabresa, pimenta-do-reino, segurelha.

Goulash Cominho ralado, páprica doce ou picante. 

Vitelo Os temperos que mais combinam com a carne de vitelo são as ervas frescas ou açafrão, casca de limão ralada, cravo, louro, mostarda, páprica, noz-moscada, salsinha, sálvia e tomilho. Evite usar pimenta, pois ela deixa a carne amarga. Para um sabor mais acentuado, experimente limão e alcaparras, vinagre, tomate, azeitonas, laranja ou vinhos de sabor forte como Madeira ou Marsala. 

Marinar Marinar é o processo de amaciar e acentuar o sabor da carne por meio da sua imersão em um líquido ácido (como vinagre, suco de limão, vinho, etc.) com temperos e ervas. Alguns dos temperos podem ser: alho, coentro, dill, louro, salsa e tomilho. Sempre que utilizar um líquido ácido para marinar carnes, prefira recipientes não-metálicos, como vidro ou cerâmica. Recipientes de alumínio reagem com o ácido e podem deixar um sabor metálico na carne, porém o aço inoxidável é adequado, pois esse metal não é reagente. Se você deixar a carne marinando por até meia hora, pode deixá-la em temperatura ambiente. Se for deixá-la marinando por mais tempo, mantenha-a dentro da geladeira num vasilhame com tampa.

Quer saber mais sobre carnes? acesse: Serviço de Informações da Carnes

Fonte: http://pt.petitchef.com/receitas/temperando-carnes-vermelhas-fid-276026

Abraços,
Att. Aline

terça-feira, 27 de setembro de 2011

DICAS PARA CARNES

Bom dia!

Hoje vou postar algumas dicas muito interessantes para carnes que tirei do site http://www.sic.org.br/dicas.asp.

DICAS PARA CARNES

Assar Carne com Gordura
Sempre que possível, deve-se assar as carnes com sua própria gordura. No caso da picanha, deve-se começar assar a peça com a gordura para cima, para que a carne permaneça suculenta e macia, não perdendo sua umidade natural e nutrientes. No momento em que a carne 'encorpar ', vira-se a porção com a gordura para baixo, sempre deixando a peça na parte superior da grelha.

Como cortar a carne
A carne deve ser cortada no sentido contrário às fibras. Basta manter a lâmina da faca em um ângulo de 90 graus (sentido transversal) com as fibras da carne. Com este procedimento garantimos que a faca faça o trabalho mais difícil (o de cortar as fibras) e o dente o trabalho mais fácil (apenas de separar as fibras). A título de esclarecimento, aquilo que chamamos de fibra da carne é na verdade um feixe ou fascículo de células musculares.

Evite espetar a carne com garfo
Quando você fura a carne com um garfo, os sucos naturais escorrem e ela poderá ficar seca e menos saborosa. Um acessório importante em sua cozinha ou churrasqueira é uma pinça dupla, achatada, que segure a carne por fora sem furá-la. Esta pinça deve ser utilizada para mover a carne dentro da panela, assadeira ou mesmo na grelha.



Exemplo de pinça para manuseio de carne

Selar a carne
'Selar' a carne é um dos processos mais importantes para garantir a maciez e suculência (umidade) da carne quando o método de preparo for por calor seco (carnes grelhadas, assadas ou fritas em pouco óleo). Selar significa dourar a superfície da carne rapidamente em uma superfície bem aquecida (panela, grelha ou forno) para 'selar' (fechar, encerrar) a superfície, evitando a perda dos sucos naturais da carne e reduzindo o ressecamento. Portanto, espere até que se forme uma 'casquinha' torrada em um lado da carne para então virá-la do outro lado. Dito isto, fica fácil entender porque o hábito tão comum de espetar o bife com um garfo e virá-lo na panela com freqüência, sem deixar que uma superfície fique bem tostada antes de virar, geralmente resulta em um bife seco e bem passado.

Cor da Carne à vácuo
A embalagem à vácuo garante padrões excepcionais de conservação pois mantém o produto sem contato com o oxigênio, responsável pela oxidação dos lipídios e gás necessário para o crescimento microbiano. No entanto, dentro da embalagem à vácuo a carne fica com uma cor um pouco mais escura, o que é natural e se deve a falta de contato com o oxigênio. Sua coloração voltará ao vermelho-cereja natural de carnes frescas alguns minutos após a abertura da embalagem. Preste atenção: nas carnes embaladas à vácuo, veja se o plástico está bem aderido à peça, caso não esteja isso indica que a embalagem não está bem vedada.

Sal
Quando for grelhar carne, não salgue a carne antes de colocá-la na panela ou grelha. É melhor adicionar o sal após a formação de uma superfície tostada. O sal adicionado à carne fresca desidrata-a, deixando-a ressecada.

Como preparar churrasco para alguém que tenha consumo restrito de sal?
É simples: prepare um espeto em separado, temperando a carne com vinagre, e se quiser um pouco de alho amassado. Quando for servir, ofereça junto alguns gomos de limão.

Abraços,
Att. Aline

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PORCO MOO SHU

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita estilo comida chinesa do meu livro importado "Fresh flavor fast - 250 easy, delicious recipes for any time of day" com adaptações e que é muito gostosa! Nos livros importados muitas receitas de comida chinesa são com porco, apesar de isso não ser tão comum por aqui.

PORCO MOO SHU


4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

INGREDIENTES:

500g de porco picado
4 colheres (sopa) de azeite
4 ovos grandes levemente batidos
2 colheres (sopa) de maizena
Sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de gengibre em pó
1/2 cabeça de acelga picada
5 cebolas picadas
1/3 xícara de molho de soja (shoyo)
¼ xícara de vinagre de arroz

MODO DE FAZER:

1. Em uma frigideira grande, aqueça uma colher de azeite em fogo médio. Adicione os ovos e cozinhe sem mexer até endurecerem no ponto desejado, por volta de 1 a 2 minutos. Transfira para um tábua de corte e, após frio, corte em tirinhas.
2. Unte o porco com maizena, sal e pimenta a gosto. Aqueça o azeite restante em fogo médio e cozinhe o porco por 4 a 5 minutos, até estarem bem cozidos em um dos lados (o restante do cozimento finaliza depois). Adicione a acelga, a cebola, o molho de soja, o vinagre e o gengibre, mexendo até a acelga e o porco estarem completamente cozidos, por volta de 2 a 3 minutos.

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

BIFE E MACARRÃO FRITOS COM LEGUMES E MOLHO DE MOSTARDA

Bom dia!


Hoje uma receita estilo comida chinesa que fica muito gostosa, mas com um tempero bem diferente, a base de mostarda, do meu livro importado "Fast & Fabulous - Delicious meals without the waitt" com adaptações!

BIFE E MACARRÃO FRITOS COM LEGUMES E MOLHO DE MOSTARDA















4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos (5 de preparação e 10 cozinhando)

INGREDIENTES:

450g de macarrão
1 e ½ colher (sopa) de azeite
800g de bife picado
2 dentes de alho esmagados
1 e ½ xícara de mostarda
450g de vegetais prontos para yakisoba
¼ xícara de salsinha picada

MODO DE FAZER:

1. Cozinhe o macarrão conforme indicado na embalagem.
2. Aqueça metade do óleo em uma frigideira grande e coloque os bifes até estarem totalmente cozidos. Reserve os bifes em um pote.
3. Adicione o óleo restante na frigideira. Adicione o alho e cozinhe até sentir o cheirinho de alho mais forte. Adicione a mostarda, cozinhe por 1 minuto. Coloque os vegetais, os bifes, e cozinhe bem até todos os ingredientes estarem bem quentes. Adicione a salsinha, misture bem.

Bem fácil, rápido e prático de fazer! Rsrs

Abraços,
Att. Aline

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

FRANGO COM VAGEM, ACELGA E MACARRÃO

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita de comida chinesa com uma variação de legumes diferente do meu livro importado "Fresh flavor fast - 250 easy, delicious recipes for any time of day" com adaptações!

FRANGO COM VAGEM, ACELGA E MACARRÃO

















4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

INGREDIENTES:

300g de macarrão, de preferência tipo Udon (chinês) ou linguine
Sal e pimenta a gosto
2 peitos de frango picado
1 colher (sopa) de maisena
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola roxa pequena picada
2 dentes de alho esmagados
½ cabeça de acelga picada
2 xícaras de vagem picada
2 colheres (sopa) de saquê
2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyo)

MODO DE FAZER:

1. Cozinhe o macarrão conforme indicado na embalagem.
2. Enquanto isso, unte os pedaços de frango com a maisena, sal e pimenta.
3. Em uma frigideira grande, aqueça 1 colher de azeite no fogo médio. Cozinhe os frangos por 2 a 4 minutos, até estarem totalmente cozidos, e reserve em um pote.
4. Coloque a outra colher de azeite na frigideira e cozinhe a cebola e o alho, mexendo até estarem macios, por volta de 2 a 3 minutos. Adicione a vagem e a acelga e cozinhe por mais 2 a  4 minutos., até a acelga estar macia. Adicione o saquê, o shoyo, a galinha e o macarrão, colocando sal e pimenta a gosto. Mexendo bem até esquentar todos os ingredientes,  por volta de 3 a 5 minutos.

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

STROGONOFF DE BIFE

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita de strogonoff do meu livro importado "Fast & Fabulous - Delicious meals without the waitt" com adaptações e que é muito boa!

STROGONOFF DE BIFE
















2 porções
Tempo de preparo:  30 minutos (10 de preparação e 20 cozinhando)

INGREDIENTES:

450g de bife picado para strogonoff
3 colheres (sopa) de farinha
1 colher (sopa) de páprica doce
5 colheres (sopa) de manteiga
2 cebolas pequenas picadas
2 dentes de alho esmagados
250g de champignon picado
1 e ½ colher (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de vinho tinto
3 colheres (sopa) de molho de tomate
1 e ½ xícara de creme de leite
3 colheres (sopa) de cebolinha picada

MODO DE FAZER:

1. Em um pote, misture bem a carne com a farinha e a páprica, tirando o excesso.
2. Derreta a manteiga em uma frigideira média, cozinhe a cebola e o alho, mexendo constantemente, no fogo médio por 3 minutos. Aumente o fogo e adicione a carne, mexendo constantemente até a carne estar totalmente cozida.
3. Adicione os champignons, o suco de limão e o vinho., mexendo até misturar bem. Reduza o fogo e tampe, deixando cozinhar em fogo baixo por 5 minutos.
4. Adicione o molho de tomate e o creme de leite, mexendo constantemente em fogo médio até tudo esquentar bem. Adicione a cebolinha antes de servir.
Sirva com macarrão ou arroz.

Acho engraçado que aqui no Brasil estamos acostumados a comer strogonoff com arroz. Mas nos livros importados esse tipo de comida sempre é servida com macarrão.

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

terça-feira, 20 de setembro de 2011

SPAGHETTI COM SALMÃO DEFUMADO

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita que peguei no meu livro importado "Fast & Fabulous - Delicious meals without the waitt" com adaptações. Ela é um pouco cara de se fazer, mas eu tinha que experimentar. Então eu fiz uma versão reduzida dela, com pouco salmão defumado e aspargos, e ficou muito gostosa!

SPAGHETTI COM SALMÃO DEFUMADO

















4 porções
Tempo de preparo:  30 minutos (15 de preparação e 15 cozinhando)

INGREDIENTES:

300g de macarrão tipo spaghetti
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
400g de salmão defumado picado
300g de aspargos picado
1 colher (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de mostarda em grão
3 xícaras de creme de leite
3 colheres (sopa) de manjericão

MODO DE FAZER:

1. Cozinhe o macarrão conforme indicado na embalagem.
2. Enquanto isso, aqueça o azeite em uma frigideira e cozinhe a cebola até ficar macia. Adicione o salmão, aspargos, vinagre, mostardas em grão e o creme de leite. Deixe ferver, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar. Adicione o manjericão.
3. Misture o molho com o macarrão.

Nossa essa receita é muito gostosa, rápida e fácil de fazer!
Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FETTUCCINE CARBONARA

Hoje vou postar uma receita que é uma das minhas favoritas, muito comum na frança, e que peguei no meu livro importado "Fast & Fabulous - Delicious meals without the waitt" com adaptações.

FETTUCCINE CARBONARA














4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos (10 de preparação e 15 cozinhando)

INGREDIENTES:

300g de macarrão tipo fettuccine
2 colheres (sopa) de manteiga
7 fatias de bacon picadinho
1/3 xícara creme de leite
Uma pitada de páprica doce
1 ovo
1 gema de ovo extra
½ xícara de queijo parmesão picado

MODO DE FAZER:

1. Cozinhe o macarrão conforme indicado na embalagem. Após drenar, coloque o macarrão de volta na panela e misture bem com a manteiga, até derreter.
2. Enquanto isso, coloque o bacon picado em um frigideira e cozinhe em fogo baixo até ficar crocante. Reserve o bacon em um pote. Drene a gordura do bacon que sobrou na frigideira, deixando ainda por volta de 3 colheres de sopa dessa gordura. Adicione o creme de leite e a páprica, mexendo até misturar bem.
3. Em uma tigela, misture o ovo, a gema, e metade do queijo.
4. Adicione a mistura da frigideira, a mistura de ovo e o bacon ao macarrão, misturando bem. Coloque por cima o queijo restante e um pouco de pimenta a gosto.

Nossa essa receita é muito gostosa!

Abraços,
Att. Aline

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

STICKS DE PEIXE COM MOLHO DE ERVAS

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita de peixe do meu livro importado "Fresh flavor fast - 250 easy, delicious recipes for any time of day" com adaptações e que é muito gostosa! Os peixes ficam crocantes por fora e macios por dentro, muito gostoso!

STICKS DE PEIXE COM MOLHO DE ERVAS





4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

INGREDIENTES:

1 ovo grande levemente batido
Sal e pimenta a gosto
2 xícaras de farinha de rosca
1 colher (sopa) de tempero para peixe (usei um que se compra na sessão de comida japonesa e se chama Hondashi)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
700g de filé de tilápia cortado em filés pequenos
½ xícara de maionese
¼ xícara de salsinha picada
1 colher (sopa) de mostarda amarela
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de raiz-forte (dá para usar a versão chinesa/japonesa que se chama Wasabi)

MODO DE FAZER:

1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
2. Coloque o ovo em um pote e misture com sal e pimenta a gosto. Em outro pote misture o tempero para peixe, farinha de rosca e azeite.  Mergulhe cada filé de tilápia primeiro na mistura de ovo, deixando escorrer o excesso, e depois cubra bem com a mistura de farinha de rosca. Coloque em uma assadeira, deixando espaço entre cada fatia.
3. Deixe no forno por 12 a 15 minutos.
4. Enquanto isso prepare o molho: Em um pote, misture a maionese, salsinha, mostarda, suco de limão e raiz-forte, colocando sal e pimenta a gosto.

Espero que gostem.

Abraços,
Att. Aline

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MASSA AO MOLHO ROSADO ITALIANO

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita de um molho muito gostoso para macarrão! Da coleção "Dona Benta - Massas e Molhos".

MASSA AO MOLHO ROSADO ITALIANO












Nível de dificuldade: Fácil
Tempo: 35min
Rendimento: 6 porções

INGREDIENTES:

1/2kg de massa à sua escolha
Molho rosado
1 kg de tomates sem pele cortados em 4
1 maço de cheiro-verde
1 copo americano de vinho branco seco
Sal e pimenta-do-reino
½ receita de molho branco (postei ontem http://refeicoesrapidasepraticas.blogspot.com/2011/08/molho-branco-simples.html)

MODO DE PREPARO:

1.    Cozinhe o tomate, o cheiro-verde e o vinho branco em fogo brando por 20 minutos, mexendo de vez em quando para não pegar no fundo da panela. Tempere com sal e pimenta-do-reino, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador.
2.    Adicione essa mistura pouco a pouco ao molho branco e leve ao fogo até obter a textura desejada. Se preferir um molho mais fluido, acrescente caldo de carne.
3.    Cozinhe a massa até o ponto desejado. Escorra, transfira para uma travessa e regue com o molho.

Valores nutricionais (por porção): calorias: 4111 carboidratos: 68,83 g proteínas: 15,89 g | gorduras: 8,02 g

Espero que gostem!

Abraços,
Att. Aline

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MOLHO BRANCO (BECHAMEL)

Bom dia!!

Hoje vou postar mais uma receita de molho branco, essa é mais simples que a outra na questão de ingredientes, mas tem que tomar mais cuidado ao fazer para não empelotar! Da coleção "Dona Benta - Massas e Molhos".

MOLHO BRANCO (BECHAMEL)


















Nível de dificuldade: Fácil
Tempo: 30min
Rendimento: 4a 8 porções

INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 e 1/2 xícaras (chá) de leite
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de noz-moscada
4 colheres (sopa) de creme de leite

MODO DE PREPARO

1. Derreta a manteiga ou margarina em logo médio, polvilhe a farinha de trigo e mexa até começar a dourar.
2. Acrescente o leite aos poucos, mexendo bem após cada adição (cuide para não empelotar). Tempere com o sal e a noz--moscada e deixe ferver por mais alguns minutos, sem parar de mexer.
3. Por fim, adicione o creme de leite, mexa bem e desligue o fogo antes de ferver novamente.

Valores nutricionais (total da receita): calorias: 958 | carboidratos: 59,62 g proteínas: 30,72 g gorduras: 66,24 g

Espero que gostem!
Abraços,
Att. Aline

terça-feira, 13 de setembro de 2011

LISTA DE ALIMENTOS INDISPENSÁVEIS À NOSSA ALIMENTAÇÃO

Bom dia!

Hoje dicas de alimentos que ajudam a nossa saúde, alguns eu nunca tinha parado para pensar que realmente fazem bem!


LISTA DE ALIMENTOS INDISPENSÁVEIS À NOSSA ALIMENTAÇÃO












Vou falar dos alimentos que não podem faltar na sua mesa. Médicos e nutricionistas não cansam de falar que uma alimentação balanceada é o segredo para uma vida saudável. A revista Times entrevistou diversos profissionais da área da saúde e chegou a uma lista de alimentos indispensáveis à nossa alimentação. Vejam alguns que são bem fáceis de encontrar:

- Feijão Cozido
Rico em fibra solúvel , o que ajuda a baixar o açúcar do sangue e os níveis de colesterol. Além disso, o alimento fornece 6 gramas de proteína por porção média, aproximadamente a mesma quantidade de um ovo de tamanho médio.

- Chá Verde
Rico em polifenóis (antioxidantes), o chá verde tem funções antibacteriana e antitrombóticas. A milenar bebida do Oriente ainda ajudar a regular o sistema imunológico e a combater a cárie dentária.

- Peixes oleosos, como salmão, sardinha e anchova
São grandes fornecedores de ômega-3, uma gordura capaz de evitar a formação de coágulos sanguíneos.

- Salsa
Rica em clorofila, a salsa é uma fonte de vitamina C, um antioxidante fundamental que ajuda a proteger o ataque dos radicais livres.

- Ervilhas
Uma porção de 140g de ervilhas contém até 16mg de vitamina C. O alimento também é rico em vitamina B, essencial para um sistema nervoso saudável. Além disso, a ervilha é rica em fibra solúvel que ajuda a manter o colesterol sob controle.

- Azeitonas
As azeitonas são boas fontes de gorduras monossaturadas, compostos fenólicos e vitamina E, que são importantes para a saúde das artérias e para garantir uma vida mais longa.

- Maçã
A fruta possui 150 supernutrientes, entres eles a quercetina, um antioxidante que aparece em pesquisas de laboratório como um aliado no combate ao vírus da herpes. É importante ressaltar que a quercetina fica logo abaixo da casca da maçã, por isso ela não deve ser retirada.

- Tomate
O vegetal é conhecido como uma importante fonte de licopeno, um importante protetor contra o câncer de próstata. Estudos revelam que os homens que comem tomate (em purê, suco ou sopa) de dez ou mais vezes por semana têm 35 % menos chances de desenvolver a doença.

- Batata
A batata cozida fornece rápida liberação de energia, tornando-se uma boa opção ao pós-treino físico. As batatas liberam energia de uma forma lenta, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e o apetite sob controle entre as refeições.

- Chocolate amargo
As variedades escuras (acima de 70% de cacau) são ricas em antioxidantes. Estudos têm demonstrado que o flavanol presente no cacau atua como uma aspirina no organismo, o que pode deixar o sangue mais fino.

Procure manter uma dieta balanceada. Para viver bem é preciso comer bem.


Espero que gostem das dicas!

Abraços,
Att. Aline

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SPAGHETTI COM GALINHA E MOLHO VERMELHO

Bom dia!!

Hoje vou postar uma receita muito gostosa do meu livro importado "Fast & Fabulous - Delicious meals without the waitt" com adaptações! Achei muito diferente pois vai farinha de rosca =]

SPAGHETTI COM GALINHA E MOLHO VERMELHO





 















Tempo de preparo: 30 minutos (10 de preparação e 20 cozinhando)
4 porções
671 calorias por porção

INGREDIENTES:

4 peitos de frango
1/4 de xícara de molho de tomate
400g de spaghetti
1 xícara de farinha de rosca
1/3 de xícara de cebolinha picada
2 colheres de sopa de mostarda em grão
1/2 xícara de caldo de galinha (eu esquentei meia xícara de água e diluí caldo de galinha nela)

MODO DE FAZER:

1. Cozinhe o spaghetti conforme indicado na embalagem.
2. Misture metade do molho de tomate com o frango. Cozinhe o frango e reserve, tampando para manter o calor.
3. Esquente uma frigideira grande com azeite e cozinhe a farinha até rosca até ela escurecer um pouco. Adicione o macarrão, o molho de tomate restante, a cebolinha, a mostarda e o caldo de galinha cozinhando até que misture bem e todos os ingredientes estejam bem quentes.
4. Sirva o spaghetti com o frango fatiado e, se desejar, rodelas de tomate para enfeitar.

Para a receita vegetariana só não faça o frango.

Espero que gostem!

Abraços,
Att. Aline

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

NEGA MALUCA DE FORNO E MICROONDAS

Bom dia!

Hoje uma receita bem fácil e gostosa de nega maluca =]

NEGA MALUCA DE FORNO E MICROONDAS



INGREDIENTES:

3 ovos
1 e 1/2 xícara ( chá ) de açúcar
2 xícaras ( chá ) farinha de trigo
1 xícara ( chá ) de chocolate em pó ou achocolatado
1/2 xícara ( chá ) de óleo
1 colher ( sopa ) de fermento químico em pó
1 pitada de sal
1 xícara ( chá ) de água quente (esquentei por 2 minutos - em média - no microondas)

MODO DE FAZER:

Bata, em uma batedeira, os ovos com o açúcar, óleo, achocolatado e farinha, depois adicione a água quente e por último o fermento em pó. Asse em forno com temperatura média (180oC), preaquecido, por 40 minutos, desenforme quente.

Antes de tirar do forno faça o teste do palito. Fure a massa com um palito de dente, se ele voltar limpinho a massa está pronta. Se vier um pouco de massa grudada espere mais um pouco, depois faça novamente o teste do palito.

OBS: Nunca abra o forno antes do tempo indicado. Se abrir, o fermento perde o efeito e o bolo encolhe.

A receita pode ser preparada também no microondas em forma própria para esse forno. O tempo de espera é de 7 a 9 minutos na potência alta. Aguarde 20 minutos e desenforme.


Espero que gostem!

Abraços,
Att. Aline

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

BRIGADEIRO DE PANELA E DE MICROONDAS

Bom dia!

Hoje uma receita muito prática e que todo mundo gosta! rsrs

BRIGADEIRO DE PANELA E DE MICROONDAS



DE PANELA:

INGREDIENTES:

1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de margarina sem sal
7 colheres de sopa de Nescau
MODO DE FAZER:

1. Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó.
2. Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau, até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela.
3. Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas, envolva-as em chocolate granulado e coloque nas forminhas próprias.

DE MICROONDAS:

INGREDIENTES:

1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado
1 colher (sopa) de margarina

MODO DE FAZER:

1. Em um recipiente próprio para microondas, de preferência redondo e de borda alta, misture todos os ingredientes. Leve ao microondas por 5 a 6 minutos em potência alta, mexendo a mistura na metade do tempo.
2. Depois de pronto, retire do microondas e mexa até ficar uma massa lisa e brilhante.
3. Leve à geladeira para esfriar, depois enrole os docinhos, passe no granulado e coloque nas forminhas.

DICA: Pode ser usado também como cobertura de bolos.

Espero que gostem! Eu acabo preferindo comer o brigadeiro de colher mesmo quando como em casa, só para festas acho que vale a pena enrolar nas forminhas!

Abraços,
Att. Aline

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

TIPOS DE MASSAS - MACARRÃO

Bom dia!

Hoje é dia de dicas!

TIPOS DE MASSAS - MACARRÃO



















FIOS:

Espaguete: fio comprido, fino e cilíndrico. Nasceu em Nápoles e é o tipo mais conhecido do mundo. Vai bem em qualquer molho!
Fettuccini: fio comprido e chato. Combina com molhos mais fortes, como de queijo, carne e tomates.
Talharim: fio comprido e chato, mais largo que o fettuccini.
Macarrão Japonês: especial para yakissoba, tipo Miojo.
Linguini: fio comprido e roliço.

FORMATOS ESPECIAIS:

Fusilli: pequeno e em formato espiral, é conhecido no Brasil como macarrão parafuso. Porém,em alguns lugares da Itália,o fusilli é um macarrão comprido e furado, tipo canudo.
Penne: pequeno e tubular, este tipo pode ser servido com molhos ou em saladas. Também conhecido como "língua de pato".
Conchinha ou conchigliette: massa em forma de conchinha usada em sopas e quando grande (conchiglioni), também servida recheada.
Rigatoni: pequeno, tubular, grosso e ligeiramente curvado. Pode ser servido com qualquer molho!
Puntalette: pequeno, seu formato é parecido com um grão de arroz.
Farfalle: do grupo de formatos especias, é popularmente chamado de gravatinha.
Bucati: em alguns lugares é semelhante ao fusilli, o popular parafuso. Em outros, é tido como uma massa pequena, tubular, um pouco mais fina que o rigatoni.

CLÁSSICOS:

Nhoque: pelotinhas de massa feita à base de farinha de trigo e batata.
Lasanha: tiras chatas e compridas de massa que são intercaladas com recheios.

RECHEADOS:

Canelone: tipo de massa que pode levar vários recheios. Parece uma panqueca enrolada.
Ravioli: massa recheada, parece um pastelzinho.
Sorrentini: massa recheada, seu formato parece o de um risolis.
Rondelli: massa recheada, lembra um rocambole.
Agnolotti: massa recheada, parecida com uma trouxinha.
Tortei: massa recheada parecida com um pastel (maior que o ravióli).
Ofelle: massa recheada, seu formato parece o de um risolis.
Capelete: um "nozinho" de massa recheada. Pode ser servido com molho ou em sopas.


Abraços,
Att. Aline

terça-feira, 6 de setembro de 2011

BATATA ESTAMPADA

Bom dia!!

Hoje vou postar uma forma diferente de servir as batatas cozidas, ficam bonitas para servir e muito gostosas! Da coleção "Dona Benta".

BATATA ESTAMPADA




Nível de dificuldade: Fácil
Tempo: 30min 
Rendimento: 8 porções

INGREDIENTES:

1 kg de batata de tamanho médio
Sal e pimenta-do-reino 
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Ramos de alecrim fresco
Cebolinha, salsa e coentro frescos

MODO DE FAZER:

1. Lave bem as batatas em água corrente e cozinhe (com a casca) até ficarem macias, porém firmes. (Se preferir fazê-las no microondas siga esta dica aqui: http://refeicoesrapidasepraticas.blogspot.com/2011/07/como-cozinhar-legumas-batatas-e-milho.html)
2. Divida as batatas ao meio, disponha-as numa forma com o miolo voltado para cima. Regue com azeite e polvilhe sal e pimenta a gosto. Decore com os raminhos de ervas e leve ao forno médio-alto (220°C, pré-aquecido) por cerca de 10 minutos ou até que atinjam o ponto desejado.

Espero que gostem! Achei estranho, comer as batatas com casca. Mas não é que ficou gostoso!!!

Abraços,
Att. Aline

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PENNE À MODA MEDITERRÂNEA

Bom dia!

Hoje vou postar um molho muito gostoso para macarrão e praticamente light!! Da coleção "Dona Benta - Massas e Molhos".

PENNE À MODA MEDITERRÂNEA



Nível de dificuldade: Fácil 
Tempo: 25min 
Rendimento: 4 porções

INGREDIENTES:
400 g de penne
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho picado
1 colher (sobremesa) de orégano
600 g de tomates maduros sem pele e sementes em cubinhos
80 g de azeitonas pretas picadas
Sal
2 colheres (sopa) de salsa picada
Folhinhas de manjericão para decorar

MODO DE FAZER:

1. Cozinhe o macarrão conforme indicado na embalagem.
2. Aqueça 3 colheres (sopa) de azeite em uma panela rasa e larga e refogue o alho. Junte o orégano e o tomate e cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, até encorpar.
2. Junte as azeitonas e a salsa ao molho e mexa delicadamente. Ajuste o sal.
4. Acrescente o macarrão bem escorrido ao molho e mexa delicadamente ou sacuda a panela, para misturar bem todos os ingredientes. Mantenha no fogo por 1 ou 2 minutos, apenas para aquecer a massa. Sirva imediatamente, regado com o restante do azeite e decorado com manjericão.

Espero que gostem! Achei o molho bem saboroso.

Abraços,
Att. Aline

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ARROZ DE "FORNO" COM FRANGO, ESPINAFRE E CENOURA FEITO NO MICROONDAS

Bom dia!!

Hoje uma receita muito gostosa que dá para fazer com sobras de arroz e de frango e é prática, feita no microondas!

ARROZ DE "FORNO" COM FRANGO, ESPINAFRE E CENOURA  FEITO NO MICROONDAS













INGREDIENTES:

2 xícaras de arroz cozido (pode fazer como essa receita http://refeicoesrapidasepraticas.blogspot.com/2011/08/como-fazer-arroz-no-microondas.html)
1 1/2 xícara de frango cozido e desfiado (fiz o frango dessa receita, por ser rápido e no microondas, e usei com as ervilhas mesmo pelo meio http://refeicoesrapidasepraticas.blogspot.com/2011/05/frango-com-ervilha.html)
1 maço de espinafre picado (usei somente as folhas)
2 cenouras médias picadas e cozidas
1 cebola média picada
1 colher (sopa) de manteiga
2 ovos
4 colheres (sopa) de leite
sal e pimenta-do-reino

MODO DE FAZER:

Numa panela coloque a manteiga, refogue a cebola e o espinafre, junte o arroz, o frango, as cenouras, o sal, a pimenta e reserve na fôrma (untada) que vai ao microondas. Bata os ovos com o leite, adicione ao arroz, misture e cozinhe ( potência média) por 8 minutos. Sirva quente.

Fonte: http://www.tavolacalda.com.br/?p=9754

Espero que gostem da receita!

Abraços,
Att. Aline