Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

PURÊ DE BATATA CLÁSSICO


Bom dia!

Hoje vou postar uma receita de purê de batata clássico que peguei do site http://socorronacozinha.com.br/receita-pure-batata e fiz adaptações. Essa é uma comida barata, rende bastante, não agride o estômago, vai bem com quase tudo e nem precisa ter dente pra comer!

PURÊ DE BATATA CLÁSSICO



INGREDIENTES

- 1 kg de batatas
- 4 colheres de manteiga (você vai decidir no futuro se vai continuar usando esta quantidade)
- 1 xícara de leite (na verdade esta medida pode variar entre 1/2 xícara e 1 xícara mais um pouco. Vou explicar a função do leite e você decide quanto vai usar)
- Sal a gosto (eu sei que muita gente odeia esse negócio de “a gosto” ou “o quanto baste”, mas às vezes não se tem escolha senão pedir para você ir provando para ver se está “ao seu gosto”! Tá bom, vai! Comece com uma colher de chá e vá acertando a medida do sal.)
- Pimenta do reino branca e/ou noz moscada ( é opcional! Use, de preferência, moídas na hora. Comece com bem pouco, o suficiente para olhar por cima e dizer que colocou. Entende? A noz moscada é menos ainda do que a pimenta. Ela só tem que constar lá, apenas “um cheiro”)
- Água para cozinhar as batatas (o suficiente para cobri-las bem)

MODO DE FAZER

Descascar e cortar as batatas faz com que elas cozinhem mais rápido. (Pense bem nas aulas de física.) Porém, isso costuma fazer com que elas fiquem mais encharcadas (mesmo raciocínio anterior, captou?) e isso não é legal. Bom mesmo é cozinhá-las inteiras e com casca, deixando para descascar e cortar quando ainda estiverem quentes, que é quando a casca sai com muita facilidade. Mas é meio insuportável segurar uma batata quente, então, apesar da facilidade na hora de tirar a casca, acabamos preferindo descascá-las antes de cozinhar na água. Mais tranquilo, né? “E se eu quiser deixar com casca? Não pode?” Pode também! Só não se esqueça de lavar esfregando a casca com muita vontade antes de cozinhar as batatas e faça todo o resto normalmente. Não invente de bater no liquidificador para fazer as cascas “sumirem”, nem no processador ou algo parecido, porque isso vai deixar seu purê viscoso.
Caso esteja com muita pressa, descasque as batatas e corte as maiores em cruz (quatro partes) e as menores ao meio. Bem, pelo menos tente deixar os pedaços do mesmo tamanho.
Não fure as batatas para cozinhar na água! Sei que é tentador mas, sem os furos, a absorção de água durante o cozimento será reduzida.
Se puder, cozinhe as batatas sempre com 1 hora de antecedência e deixe-as num escorredor. Assim, elas vão ter tempo para secar e seu purê vai ficar mais fofo!

Agora, o cozimento propriamente dito:

Coloque as batatas (seja lá como estiverem) em uma panela grande e funda, cobertas de água e uma “pitada de urso” de sal (que seria uma colher de chá, por aí).
Deixe ferver e cozinhe até que você espete uma faca e não encontre resistência. Na verdade, o ponto de cozimento é você quem decide, porque você pode estar querendo batatas mais ou menos cozidas, conforme a receita. Para purê é bom cozinhar bastante.
O tempo vai variar entre 15 e 30 minutos, porque também depende do tamanho das batatas, se estão descascadas ou não, se estão sendo cozidas em pedaços ou inteiras.
Escorra as batatas num escorredor .
Enquanto isso, seque a panela, com cuidado porque vai estar quente, e volte-a para o fogo médio-baixo com: o leite, o sal, a pimenta do reino branca ou a noz moscada (se quiser) e a manteiga. Quando a manteiga já estiver quase toda derretida, desligue o fogo.
Passe as batatas pelo espremedor ou amasse.
Depois de espremer todas as batatas, incorpore o leite que está na panela e misture com um garfo.
Volte tudo para o fogo (médio-baixo) na mesma panela, mexendo bastante com uma colher de pau (ou espátula de silicone). Mas é para mexer bem mesmo!
Mexa, experimente, acerte o sal, o leite e a manteiga até chegar à consistência desejada.

Dica: a manteiga serve para dar liga e o leite para dar mais corpo e deixar o purê com uma textura aveludada! Pense nisso na hora de regular esses dois ingredientes.

Espero que gostem da dica.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário