quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O ROCAMBOLE MAIS LINDO DO MUNDO

Bom dia!

Hoje vou postar uma receita de rocambole muito gostosa e fácil de fazer que peguei do site http://www.ideafixa.com/comendo-com-os-olhos-o-rocambole-mais-lindo-do-mundo/.

O ROCAMBOLE MAIS LINDO DO MUNDO

 
INGREDIENTES

Ingredientes para o pão de ló:
4 ovos
1 pitada de sal
1/2 xícara + 1 colher de sopa de açúcar
60g de manteiga derretida
1/2 xícara de farinha + 1 colher de sopa
1/4 xícara de cacau em pó

Ingredientes para o recheio:
1  1/2 de chocolate branco ou qualquer outro chocolate de sua preferência
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de morangos cortados

Ingredientes para o desenho:
1 clara de ovo
30g de açúcar granulado
40g de farinha - se preferir fazer o pattern de chocolate, substitua 20g por cacau em pó
20g de manteiga - temperatura ambiente
Corante natural de alimentos ou xarope de frutas

Utensílios:
Assadeira de 11x17
Papel manteiga
Saco para confeitar - Manga
Rolo de bolo

MODO DE FAZER

Recheio (Ganache) de chocolate branco:
Esquente o creme de leite, sem ferver, e jogue por cima do chocolate mexendo bem até derreter tudo. Se precisar, coloque no micro-ondas, por 30min cada vez. Coloque por alguns minutos na geladeira. Bata na batedeira até mudar a textura, o que leva em média 1 minuto. Pare logo que mudar a textura, senão pode virar manteiga.

Desenho (cobertura)
Separe a gema da clara. Adiciones o açúcar e a farinha, misturando bem. Misture a manteigar (em temperatura ambiente) e o corante desejado. Coloque papel manteiga no fundo da assadeira e faça desenhos sobre eles com um saco de confeiteiro. Quando enrolar o rocambole, os desenhos ficarão por fora formando uma estampa. Coloque a assadeira no congelador para que os desenhos fiquem bem durinhos e não se estraguem quando colocar a massa em cima.

Pão de ló
Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve na batedeira, adicionando a pitada de sal. Antes das claras ficarem realmente em neve, adicione metade do açúcar. Em um pote, bata as gemas com o resto do açúcar. Combine as duas misturas, de clara e de gema, no pote, misturando bem na mão. Adicione metade da manteiga e metade da farinha, mexa bem e adicione as metades restantes. Adicione o cacau em pó e misture bem.

Tire a forma com o desenho do congelador. Coloque a massa de pão de ló sobre eles rapidamente, para não descongelarem. Espalhe bem para a massa ficar homogênea na forma. Coloque para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por uns 7 minutos. Desenforme em cima de outro papel manteiga e tire o papel manteiga que estava debaixo da massa na assadeira. Vire a massa para o desenho ficar para baixo. Espalhe o ganache (recheio) na parte sem desenho. Coloque os morangos e use o papel manteiga por baixo para ajudar a enrolar o rocambole.

Essa receita é bem detalhada. Se quiser ver o vídeo da cozinheira fazendo a receita, entre nesse site: http://www.ideafixa.com/comendo-com-os-olhos-o-rocambole-mais-lindo-do-mundo/

Espero que gostem!

Abraços,

Att . Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário